Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Grupo de pesquisa da PUCRS busca compreender como os hormônios se alteram e aceleram o envelhecimento

Idosos serão vacinados contra a gripe em 2012 e terão acompanhamento durante dois anos para ver a resposta imune à vacina


O grupo de pesquisa em Imunologia do Estresse e Imunossenescência, do Instituto de Pesquisas Biomédicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está realizando um estudo com idosos com perfil de risco imunológico atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre para buscar compreender como os hormônios se alteram e aceleram o envelhecimento.

A intenção é vacinar os pacientes contra o vírus da gripe em 2012 e acompanhá-los, durante dois anos, investigando a resposta imune para a vacina em idosos com e sem perfil de risco imunológico. Os resultados devem ser aplicados em ações pelo SUS e em políticas públicas.

— Queremos ver o quanto as alterações emocionais e cognitivas levam a esse traço vulnerável imunológico. A hipótese é de que idosos com perfil de risco imunológico respondem fracamente à vacina para gripe e apresentam uma reatividade maior para citomegalovírus, que pode ser um fator importante para acelerar o envelhecimento do sistema imune — explica Moisés Bauer, coordenador do Laboratório de Imunologia do Envelhecimento e professor da Faculdade de Biociências da PUCRS.

Uma triagem em postos de saúde da Capital, em parceria com o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, identifica os pacientes. No total, a pesquisa deve envolver até mil participantes, que passam por coletas de sangue, avaliação psiquiátrica, neurológica nutricional e bioquímica em um estudo multidisciplinar, que envolve psicólogos, neurologistas, psiquiatras e nutricionistas. Entrevistas sobre o estado emocional, dosagens hormonais por meio de coleta de saliva e sangue e análise imunológica no sangue são as etapas da pesquisa.

Estudos anteriores
A primeira pesquisa do grupo, em 2002, mostrou como fatores emocionais do tipo estresse, depressão e ansiedade podem acelerar o envelhecimento. As análises revelaram que idosos saudáveis são mais estressados que jovens adultos de 20 a 40 anos, e apresentam níveis mais altos de hormônios de estresse (cortisol), que contribuem para um envelhecimento imunológico mais acelerado.

Outro estudo analisou em 2006 idosos saudáveis que cuidam de pacientes com Alzheimer, na maioria das vezes, cônjuges. Os resultados mostraram que pessoas com o estado de saúde muito bem preservado enfrentam melhor situações de estresse e apresentam menos alterações hormonais e imunológicas.

Em 2010, uma pesquisa mostrou que o efeito de relaxamento produzido pela acupuntura retardou o processo de envelhecimento em idosos saudáveis.

— Houve alterações biológicas e psicológicas, com respostas imunes tão boas quanto a de um jovem. Acupuntura, relaxamento, exercício moderado, bem-estar emocional, inserção social e atividades como ioga trazem benefícios para a imunidade — destaca Bauer.

As informações são da revista PUCRS Informação, de novembro/dezembro de 2011.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário