Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Carência de vitamina D compromete a saúde dos ossos

Três porções diárias de leite e derivados são necessárias para atingir a quantidade ideal


De acordo com o estudo Brazilian Osteoporosis Study, brasileiros com mais de 40 anos, de todas as regiões e de diversas classes socioeconômicas, consomem cálcio e vitamina D, nutrientes relacionados à saúde óssea, de maneira insuficiente.

A ingestão diária de cálcio foi, em média, um terço da recomendada para o gênero e faixa etária, enquanto a ingestão média de vitamina D foi equivalente a um quarto da recomendação diária para o gênero e a faixa etária pesquisados.

— Para atingir a quantidade ideal de cálcio é vitamina D, é necessário o consumo de três porções diárias de leite e derivados — recomenda a nutricionista Maria Fernanda Elias.

Segundo ela, a prática regular de exercícios físicos e a exposição ao sol, antes das 10h e após as 14h, também são fundamentais para a manutenção da saúde dos ossos.

— Os raios ultravioleta modificam a estrutura da vitamina D para que ela possa ser aproveitada pelo organismo. Apenas a vitamina D utilizada em alimentos fortificados e suplementos nutricionais não requer ação da luz solar, pois já está pronta para exercer suas funções — explica.

A vitamina D promove a absorção de cálcio, após a exposição à luz solar, contribuindo para garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário