Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A libido diminui na menopausa? Ginecologista desvenda mitos e verdades sobre o tema

Redução gradual na produção de hormônios provoca alterações no metabolismo da mulher


Na menopausa, a mulher deixa de produzir os hormônios estrogênios e progesterona, de forma gradativa. Essa alteração hormonal causa diversas modificações no organismo feminino, causando dúvidas sobre a predisposição ao surgimento ou agravamento de doenças nessa fase da vida. Com as dúvidas, surgem também crendices populares, com respaldo científico ou não. A ginecologista e obstetra Viviane Monteiro esclarece algumas delas.

:: Na perimenopausa já não existe mais possibilidade de se engravidar?
Mito. É preciso ter cuidado, pois no período de transição, chamado de perimenopausa, a mulher ainda pode ovular, o que faz com que exista risco de gravidez.

:: Exercícios físicos ajudam a diminuir os sintomas da menopausa?
Verdade. Eles ajudam a reduzir as famosas ondas de calor e a ansiedade, além de atuarem na prevenção de doenças muito comuns nessa fase da vida, como hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, enfraquecimento ósseo e obesidade. Aliás, uma alimentação balanceada também ajuda no controle dos sintomas da menopausa, principalmente quando conta com muitas frutas, cereais, grãos e hortaliças.

:: A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) sempre funciona?
Mito. Nem toda paciente tem boa resposta à técnica, por isso é necessária uma avaliação individualizada pelo médico, como forma de se analisar riscos e benefícios, bem como contraindicações.

:: Na menopausa a libido diminui?
Verdade. A redução dos hormônios interfere na libido, porém outros fatores também podem estar envolvidos, como depressão, problemas no relacionamento e o próprio estresse do dia a dia.

:: É possível retardar a menopausa com medicamentos?
Mito. Existem medidas para aliviar os sintomas desse período, mas as alterações na produção de hormônios irão acontecer de toda forma.

:: Na menopausa a pele fica desidratada?
Verdade. Trata-se de um período caracterizado por baixa produção de colágeno pelo organismo, especialmente devido à redução dos níveis de estrogênio

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário