Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dois institutos já podem dar selo do Inmetro a próteses mamárias

Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Instituto Falcão Bauer de Qualidade (IFBQ) já estão autorizados a fornecer os selos do Inmetro aos produtos que forem aprovados nos exames

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) registrou nesta quarta-feira (25) dois institutos que poderão aprovar os testes de segurança e qualidade nas próteses mamárias. O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Instituto Falcão Bauer de Qualidade (IFBQ) já estão autorizados a fornecer os selos do Inmetro aos produtos que forem aprovados nos exames.

No fim de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de próteses mamárias que não tivessem o selo do Inmetro. Como ainda não havia ninguém autorizado a fornecê-lo, a comercialização do produto está suspensa desde então.

Os dois organismos que receberam a autorização nesta quarta já faziam testes em camisinhas e luvas cirúrgicas. Eles foram beneficiados por uma portaria do Inmetro do último dia 10, que autorizava os examinadores destes dois produtos a trabalharem também com as próteses mamárias.

A autorização específica de cada instituto, no entanto, dependia da manifestação formal junto ao Inmetro e da assinatura de um termo de compromisso. O INT e o IFBQ cumpriram estas exigências e receberam a autorização, por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União desta quarta.

Como já era previsto pela portaria anterior, a permissão é provisória e vale por seis meses a partir desta quarta. Ao fim deste período, eles precisarão de uma autorização definitiva e específica para as próteses mamárias para que os testes continuem.

As próteses passarão por testes mecânicos, biológicos e químicos nos laboratórios do Inmetro. Entre outros pontos, as análises tentarão detectar em microscópio se os produtos possuem metais pesados, como cádmio, chumbo e mercúrio, danosos à saúde.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário