Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mais tempo ao ar livre pode reduzir risco de desenvolver miopia

Estudo foi feito com mais de 10 mil crianças e adolescentes

Uma nova leva de estudos sobre a saúde dos olhos mostra que mais tempo ao ar livre está relacionado com taxas reduzidas de miopia em crianças e adolescentes. Segundo dados da Academia Americana de Oftalmologia, a miopia é hoje muito mais prevalente nos Estados Unidos e, em diversos outros países, do que era na década de 70. Em alguns países da Ásia, mais de 80% da população é míope.

Uma meta-análise dos estudos sobre o tema sugere que mais exposição à luz natural e/ou o mais tempo gasto olhando para objetos distantes podem ser fatores-chave para prevenir a miopia. A compilação dos estudos foi conduzida pela Universidade de Cambridge.

A pesquisa chegou a reunir dados de oito estudos que abordavam a relação do tempo ao ar livre e o desenvolvimento de miopia em crianças e adolescentes, totalizando 10.400 participantes. A equipe concluiu que para cada hora adicional passada ao ar livre, por semana, a chance de desenvolver miopia cai em cerca de 2%. Os estudiosos observaram também que crianças míopes gastam em média 3,7 horas a menos por semana ao ar livre do que aquelas com visão normal ou hipermetropia.

Embora as razões ainda não estejam claras, o efeito protetor parece resultar simplesmente do fato da criança estar ao ar livre, ao invés de estar fazendo uma atividade específica.

Dois dos oito estudos da meta-análise investigaram se as crianças que passaram mais tempo ao ar livre também gastaram menos tempo executando atividades que exigiam mais da visão de perto, tais como estudar ou jogar no computador. Tal relação não foi encontrada em nenhum dos estudos. A quantidade de tempo gasto em atividades que exigem mais da visão de perto é de interesse de pesquisadores como outra causa potencial para o recente aumento no número de casos de miopia.

O aumento do tempo da exposição das crianças ao ar livre pode ser uma medida simples e de baixo custo, com benefícios importantes, para a visão e para a saúde em geral. No entanto, não podemos, ainda, fazer recomendações claras sobre o tema. Estudos prospectivos podem ajudar a entender quais fatores, realmente, são preponderantes para o não desenvolvimento da miopia: o aumento do uso de visão à distância? A redução do uso da visão de perto? A exposição à luz ultra-violeta natural? A atividade física? Qual destas variáveis é a mais importante? Ainda não sabemos.

Ainda em relação ao tempo exposto ao ar livre e a prevenção da miopia, um outro estudo chinês - não incluído na meta-análise - realizado com 80 crianças míopes, entre as idades de 7 e 11 anos, concluiu que a miopia pode regredir, quando a carga horária da criança ao ar livre aumenta.

Aqui, quarenta crianças foram orientadas a usar por menos de 30 horas a visão de perto e a passar mais de 14 horas ao ar livre por semana. Ao final do estudo - dois anos - as crianças do grupo de intervenção apresentavam menos casos de miopia, quando comparadas com as 40 crianças do grupo controle, que não seguiram as recomendações especiais.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário