Ainda não descobrimos como teletransportar pacientes para consultórios médicos, mas a tecnologia da telemedicina cada vez mais conecta pacientes e médicos.
Fonte: InformationWeek EUA
Telemedicina: Chegou o futuro da medicina. O que motiva o interesse da área de saúde na telemedicina? Melhores tecnologias móveis, registros eletrônicos de saúde (EHRs) mais maduros e sistema de suporte à decisão clínica (CDS) lideram a lista. Este interesse em telemedicina, que Jonathan Linkous, CEO da American Telemedicine Association, define como “a entrega de qualquer serviço de saúde ou transmissão de informação sobre doenças usando a tecnologia da telecomunicação”. Ele tem o potencial de transformar a maneira que o cuidado médico é fornecido em muitos locais. O termo “telesaúde”, por outro lado, é usado de forma intercambiável com a telemedicina, mas não envolve necessariamente o serviço clínico. Pode incluir a educação do paciente ou apps móveis de saúde que comprometam o usuário com sua saúde. A telemedicina não é uma especialidade médica separada, mas pode ser implantada por inúmeros provedores e especialistas. A tecnologia também pode ser usada para monitorar pacientes com doenças crônicas, melhorar call centers de cuidados e fornecer consultas remotas para pacientes em zonas rurais ou fora do horário de expediente.
American Well Online: American Well fornece serviços de telemedicina que possibilitam a consulta médica remota. Como mostrado na imagem, pacientes e médicos se veem pela webcam e também se comunicam por texto, e-mail ou telefone. O serviço fornece consultas médicas fora da hora de expediente e ajudam a monitorar condições crônicas. Juntamente com o renomado Joslin Diabetes Center de Harvard, o American Well tem a intenção de colaborar para estender o conhecimento do centro para pacientes com diabetes usando a sua tecnologia. American Well também colabora com outros parceiros, incluindo o U.S. Departament of Veteran Affair, a cadeia de farmácias Rite Aid e a assistência médica Blue Cross Blue Shield para prover serviços de telemedicina para vários pacientes, inclusive serviço psiquiátrico, diagnósticos e consultas especializadas de lugares ermos.
Telcare Blood Glucose Meter (BGM – Glicosímetro): Independa, que fornece serviços de telesaúde por meio da plataforma de gerenciamento de cuidados com base na nuvem, adicionou recentemente suporte para o Blood Glucose Meter da Telcare em seu suite de aplicativos de monitoramento remoto e sensores para pacientes idosos. A empresa afirma que o serviço pode ser particularmente útil para pacientes com diabetes que estão viajando ou ficam em uma parte do país em cada estação do ano. As medições de glicose feitas pelo glicosímetro celular da Telcare mostradas aqui são transmitidas automaticamente para o servidor central da empresa, sem a necessidade de cabos ou um smartphone. Os dados são transmitidos seguramente para o aplicativo de rede do cuidador com base na nuvem. O app fornece um portal para médicos ou cuidadores acessarem as leituras do paciente por meio de uma tabela em seus computadores. Eles também recebem alertas quando a leitura atinge um teto específico estipulado para cada paciente no sistema Independa, permitindo a intervenção para prevenir complicações diabéticas.
Teladoc Connect: outro serviço de telemedicina, que permite aos médicos e pacientes a comunicação 24 horas por dia, sete dias por semana por meio de telefone ou vídeo online, dando aos médicos a flexibilidade de oferecer um serviço mais pessoal. Quando os pacientes pedem a consulta com seus médicos clínicos, o profissional são alertados e podem responder. Se estiver indisponível, a consulta é passada para a rede nacional de médicos certificados da Teladoc. Cada consulta por meio do serviço inclui uma avaliação do registro eletrônico de saúde do paciente. Se um médico da rede realiza a consulta, o registro é automaticamente envido ao médico clínico, fornecendo continuidade no cuidado. Para pacientes, o serviço é menos custoso e uma alternativa conveniente para cuidado urgente e também para evitar visitas a pronto socorros. Para fornecedores, o serviço também aborda o acesso, volume de pacientes e os desafios de reembolso.
Philips Electronic ICUs (UTIs): Sistemas de Tele-UTIs e tele-derrames representam dois dos aplicativos mais em voga da telemedicina, segundo Jon Linkous, CEO da American Telemedice Association. Tele-UTIs (tele-ICUS ou Electronic ICUs), ajudam hospitais em regiões onde não á cuidado clínico intensivo oferecido o tempo todo, usando a tecnologia de monitoramento remoto. Os aplicativos tele-derrame (tele-stroke), por outro lado, ajudam os hospitais a se conectarem remotamente com neurologistas para que um paciente que sofra do mal possa ser diagnosticado mais rapidamente e recebe intervenção para evitar sequelas. O Department of Veterans Affairs, OSF Healthcare Systems e Inova Health System estão entre os provedores de saúde que implementaram a tecnologia tele-UTI nos últimos anos. A tecnologia Visicu eICU, da Philips, foi implementada em muitos hospitais do país.
Monitamento em casa VitalPoint: O monitoramento em casa do paciente é o uso mais comum da telemedicina. VitalPoint, da CJPS Medical Systems, é um dispositivo de 2kg que pode monitorar múltiplos sinais vitais, incluindo pressão arterial, saturação, pulso, peso, nível de glicose, tempo e média de protombina, temperatura, fluídos e dados de eletrocardiogramas e fornece aos cuidadores a habilidade de monitorar remotamente as condições do paciente usando seus laptops ou celulares. Os dados fisiológicos chegam à unidade por meio de dispositivos médicos periféricos – alguns com fio e outros wireless. Os recursos incluem uma tela grande sensível ao toque e projetado para facilitar o uso do paciente. Ele também fornece aos usuários lembretes por meio de áudio de atividades agendadas, mensagens dos médicos e ilustrações detalhadas que os guiam na medição dos sinais vitais e relatório de sintomas não emergenciais. O produto pode ser conectado por meio da linha telefônica se o paciente não tiver acesso à internet.
Sensei Wellness Plus: Além dos produtos em telesaúde e serviços de gerenciamento para pacientes com condições crônicas, algumas ofertas são para pessoas que querem se manter em forma ou que se recuperaram de algum problema e gostariam de se manter na linha. Sensei Wellness Plus é um produto de telesaúde que tem como alvo o gerenciamento de vida relacionados a doenças cardiovasculares. O serviço tem como objetivo transformar o aparelho móvel em um técnico virtual, fornecendo guias específicos personalizado de atividades. O produto foi nomeado o ganhador do Novartis Health 2.0 Cardio Engagement Innovation Challenge na HIMSS12. O desafio foi criar um modo inovador para pacientes gerenciarem melhor sua saúde cardiovascular por meio de uma ferramenta interativa que motivasse as pessoas. O serviço fornece uma breve avaliação do risco cardiovascular do usuário e então cria um programa personalizado, encorajando, educando e guiando a nutrição, gerenciamento de peso, exercícios e gerenciamento específico para pessoas com hipertensão, colesterol alto e diabetes.
Avaya Telehealth: Os produtos Telehealth Home-Care Delivery da Avaya usam comunicações em vídeo para possibilitar que enfermeiras de cuidado homecare, funcionários de hospitais rurais e outros a terem acesso rápido a especialistas e médicos localizados em outros lugares. Isso possibilita a conexão dos profissionais por meio de um link de e-mail para uma videoconferência. A oferta tem base no Avaya One Touch Video, que possibilita que sessão de voz e voz/ vídeo por meio de PC, tablet ou dispositivo móvel, usando um navegador com plug-ing Flash ou aplicativo móvel. A empresa também tem parceria com outros fornecedores de ferramentas de telemedicina para hospitais e outros ambientes de cuidado.
Viztek Tele-radiology (tele-radiologia): A tele-radiologia, que permite que radiologistas visualizem imagens médicas, é um dos tipos mais comuns de atividades da telemedicina. O serviço permite a visualização de imagens a qualquer hora do dia para hospitais sem profissionais especializados no local, bem como para serviço de consulta. Entre seus produtos está o Opal-RAD da Viztek, picture archiving ande communication system (PACS – sistema de arquivamento e comunicação de imagens), que oferece inúmeras ferramentas que atendem à especialidade. Essas ferramentas incluem o Turnaround-Time (TAT), – mostrado aqui – que dá aos radiologistas fácil visibilidade para monitorar se os relatórios estão sendo lidos e assinados dentro do prazo contratual.
ZocDoc: Muitas ofertas de telesaúde focam na conveniência do gerenciamento da saúde e bem-estar. Isso pode incluir ferramentas que ajudam a monitorar atividades físicas e queima de calorias, e outras que ajudam os pacientes a agendarem consultas médicas.
ZocDoc é um serviço gratuito que permite aos pacientes buscar médicos, segundo a localização, especialidade e aceitação do seguro; leituras de avaliações de pacientes; e agendamento online instantâneo. Por ter agendamento instantâneo e estar disponível em aplicativos no iPhone, Android e BlackBerry, ajuda os pacientes a ter acesso rápido à saúde.
Consult A Doctor: Seguros privados de saúde começam a cobrir serviços de telemedicine para seus membros. O fornecedor de serviços e produtos Consult A Doctor, recentemente, anunciou a disponibilidade do MyHealthPlan 24/7, uma nova plataforma de telemedicina com base na nuvem projetada para dar suporte a planos de saúde na redução de custos e ir ao encontro da demanda do mercado para qualidade de saúde mais acessível, menos custosa e mais eficiente. O produto dá às organizações a habilidade de oferecerem a seus membros acesso on-demand para sua rede de fornecedores ou usando a rede nacional de médicos da Consult A Doctor.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário