Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ações em Porto Alegre buscam conscientização para o autismo

Transtorno afeta 2 milhões de pessoas no Brasil

Descobrir que a sua criança tem autismo pode ser uma experiência devastadora. A partir do diagnóstico, é como se o mundo viesse a baixo. A sensação é de como se estivessem em meio a um furacão, sem luz, perdidos.

— Muitos pais começam a procurar por respostas, batem em diversas portas de profissionais que muitas vezes não estão preparados ou não tem a necessária experiência para orientá-los — conta o diretor-presidente do Instituto Autismo & Vida, Marcelo Ribeiro Lima, que no mês de abril estará à frente de diversas ações em Porto Alegre pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, a condição de uma criança que está dentro do espectro autista e de seus familiares é muito difícil, pois a carência não é só de informação, mas de profissionais e de instituições que tenham a capacidade de diagnosticar, tratar e educar uma pessoa com autismo. A falta de informação gera desconhecimento no trato e no manejo das crianças, adolescentes e adultos com o transtorno, além de rejeição, preconceito e exclusão social. Segundo a ONU, estima-se que existam 2 milhões de pessoas com o transtorno no Brasil e 70 milhões no mundo.

O autismo afeta a maneira da pessoa perceber o mundo e dificulta a sua capacidade de se comunicar e de interagir socialmente, além de provocar comportamentos repetitivos ou interesses exagerados. Os sintomas e intensidade são diferentes para cada pessoa e quando mais cedo detectados, melhor. Para o desenvolvimento de todas elas, no entanto, a intervenção precoce pode fazer toda diferença.

— Quem cuida destes pacientes merece atenção especial e todo suporte — afirma o psiquiatra Cristiane Duarte, do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.

Principais características:
Interação social e comportamento

:: Podem gostar de permanecer sozinhas ou procurar de forma exagerada a companhia das pessoas.

:: Apresentam dificuldade em interagir com seus pares de idade.

:: Tem dificuldade em entender normas e condutas sociais.

:: Podem apresentar maneirismos motores estranhos, tais como agitar as mãos, balançar o corpo ou ainda andar na ponta dos pés.

:: Podem apresentar fixação em rotinas, rejeitando mudanças.

:: Podem fixar a atenção em detalhes ou partes de objetos.

Comunicação
:: Podem apresentar atraso na aquisição da fala, embora os graus mais brandos do comprometimento como a Síndrome de Asperger a fala se desenvolve com relativa normalidade.

::Têm problema em iniciar e manter um diálogo coerente.

:: Dificuldade em reconhecer estados emocionais e expressões.

Programe-se
Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Porto Alegre

1º DE ABRIL, DOMINGO
Caminhada e distribuição de material educativo
Onde: Parque da Redenção
Horário: 9h às 11h30min, caminhada com saída do Monumento do Expedicionário. Quem puder, deve ir vestido de azul

2 DE ABRIL, SEGUNDA FEIRA
Pocket Show com Papas da Língua e Chimarruts
Onde: Usina do Gasômetro
Horário: 20h

3 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA
Palestra Autismo — como chegamos até aqui e para onde vamos, com Carlos Gadia
Onde: Assembleia Legislativa (Praça Mal Deodoro, 101)
Horário: 17h

Concerto da Ospa
Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)
Horário: 20h30min
Informações: http://www.autismoerealidade.org/ e http://www.autismoevida.org.br/

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário