Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Samaritano colabora para acreditação da Fiocruz

Programa de Desenvolvimento e Apoio à Gestão Assistencial das Unidades Assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz tem a meta de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a segurança do paciente

O Hospital Samaritano de São Paulo finalizou no mês de novembro de 2011 o seu Programa de Desenvolvimento e Apoio à Gestão Assistencial das Unidades Assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que resultou na acreditação de duas de suas unidades. Neste mês, mais uma unidade conquistou a acreditação internacional pela Joint Commission International (JCI): o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (RJ).

O projeto teve início em 2009 e foi desenvolvido pelo Samaritano integrando o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a segurança do paciente para as unidades da Fiocruz no processo preparatório para a acreditação. Após o término do projeto, o Centro de Saúde Escola continuou realizando as ações de melhoria apontadas pela equipe para pleitear a certificação.

Segundo o Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano, Luiz Maria Ramos Filho, o objetivo principal do projeto foi incluir a cultura da qualidade nessas instituições e prepará-las para que pudessem pleitear a certificação de qualidade em saúde. O executivo conta que a cada três anos as unidades terão que pleitear a renovação da certificação, com o objetivo de motrar continua melhora nos processos internos de qualidade.

Dentre as atividades promovidas pelo Samaritano neste processo preparatório, vale ressaltar as metas internacionais de segurança do paciente, importância da lavagem das mãos e eventos adversos; monitoramento da segurança das instalações físicas; implantação do uso de indicadores para acompanhar processos, bem como de um plano de gerenciamento de riscos e um de contingências e emergências; intensificação do programa de controle de infecção hospitalar; incentivo ao preenchimento completo do prontuário; organização do fluxo de trabalho, entre outros.

Outras Unidades da Fiocruz acreditadas
Em novembro de 2011, as unidades que receberam a mesma certificação foram o Serviço de Referência Nacional em Filarioses do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CpAM/Fiocruz Pernambuco) e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/Ensp – Rio de Janeiro).

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário