Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Todo dia, 12 mulheres com mais de 40 anos viram mães no País

A pesquisa sobre a maternidade no Brasil mostra que o Rio Grande do Sul é o líder em mães mais velhas. Veja

A maternidade está envelhecendo no Brasil. Mapeamento inédito feito pelo Delas – com base nas últimas informações do Ministério da Saúde – mostra que, diariamente, 12 mulheres com mais de 40 anos viram mães no País.

As informações, feitas com o cruzamento do número de nascidos vivos e a idade materna registrados em 2010, apontam que o Rio Grande do Sul é líder neste quesito.

Das 4.384 mulheres com mais de 40 anos que viraram mães no País, 266 entraram em trabalho de parto nas maternidades – particulares e públicas – gaúchas.

Neste Estado, 3% das novas mães de 2010 estão nesta faixa-etária, fenômeno impulsionado não apenas pela priorização da carreira e do mercado de trabalho, mas pelo maior acesso às técnicas de fertilização assistida.

Essas duas condições, afirmam os especialistas, possibilitam que a população feminina ajustar – para mais tarde – o relógio biológico da gravidez.

Os mesmos dados revelam que, no último ano mapeado pelo Ministério, 297 mulheres deram à luz após o 50 anos de idade, uma média de quatro partos a cada 5 dias.

Além das gaúchas, as paulistas, as fluminenses e boa parte das mulheres do Nordeste – Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia – também têm vivenciado a experiência da maternidade tardiamente.

A chamada gestação tardia impõe alguns cuidados, já que os riscos de doenças típicas da gestação são mais frequentes.

O pré-natal, imprescindível em qualquer grupo etário, precisa ser ainda mais cauteloso, em especial para evitar o diabetes gestacional e a hipertensão.

Fonte Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário