Análise de 82 estudos apontou que o uso de probióticos reduziu em até 42% a diarreia associada a esses medicamentos
Os probióticos – micro-organismos vivos que oferecem certos benefícios a seu hospedeiro – reduzem de forma significativa o risco de diarreia causada pelo uso de antibióticos, concluiu uma análise feita em 82 estudos sobre o tema.
A maioria das pesquisas testou espécies de lactobacilos encontradas em iogurtes, queijos e outros alimentos. Outros testaram combinações entre lactobacilos e outros organismos probióticos.
Os estudos envolveram pacientes internos e externos, crianças e adultos, e incluíram dados de diferentes antibióticos administrados em doses e esquemas de tratamento variados. Em geral, o uso de probióticos reduziu em até 42% a taxa de diarreia associada a antibióticos.
A análise revelou que ainda não há evidências de um probiótico cuja eficácia fosse significativamente maior do que a dos outros, nem de marcas de iogurte que seriam mais eficazes que os probióticos adquiridos em farmácias.
A maioria dos estudos deixou de documentar as cepas de “bactérias do bem” usadas ou a potência das preparações alimentares.
“Nosso estudo não diz se é melhor usar um ou outro probiótico”, afirmou Sydne J. Newberry, coautora do relatório e pesquisadora da RAND Corp.
“Isso parece ser algo relativamente inofensivo de se tentar fazer, mas precisamos trabalhar mais antes de afirmar que um é melhor que o outro.”
A meta-análise foi publicada este mês no periódico The Journal of the American Medical Association.
Nenhum comentário:
Postar um comentário