Novo centro da universidade capacitará 300 profissionais para o tratamento humanizado a dependentes químicos
A Universidade de Brasília (UnB) capacitará 300 profissionais das redes de saúde e assistência social do Distrito Federal para atuar no enfrentamento e prevenção ao uso de drogas. Inaugurado na última semana, o Centro Regional de Referência (CRR) da UnB oferecerá cursos com o objetivo de difundir uma perspectiva humanizada do tratamento de usuários de drogas.
Atualmente, os centros de referência estão vinculados a programa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e já somam 49 em todo o país - todos ligados a instituições públicas de ensino superior. Paulina Duarte, secretária da Senad, ressaltou a importância da reinserção social do usuário como princípio que norteia o tratamento e prevenção das drogas. "É impossível assistir um dependente de drogas sem um redirecionamento do projeto de vida" , afirmou.
De acordo com o professor Ileno Izídio, psicólogo e coordenador do CRR da UnB, a unidade contribuirá para uma mudança de mentalidade de quem lida frequentemente com o universo das drogas, vinculando o tratamento das drogas à questão da saúde mental e visando a reinserção social e a melhoria possível da qualidade de vida dos usuários.
O início das aulas, todas presenciais, está previsto para agosto. Elas serão realizadas no Campus Darcy Ribeiro. Segundo o professor Ileno, os cursos devem durar entre dois e quatro meses. "Isso vai depender da clientela. Alguns profissionais não têm disponibilidade para comparecer toda a semana, por exemplo". Com a conclusão dos cursos, o CRR enviará relatório que será analisado pela Senad antes do lançamento de um novo edital e abertura de novas turmas e para outras clientelas.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário