Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Implantes de silicone PIP não representam risco à saúde em longo prazo

Pesquisa britânica com 47 mil mulheres revela que silicone usado nos implantes não é tóxico e não aumenta o risco de câncer

Representantes do Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido divulgaram um relatório que afirma que os implantes da empresa francesa Poly Implant Prothese (PIP) não ameaçam a saúde das mulheres que colocaram silicone nos seios.

Os dados revelam que o silicone usado nos implantes mamários não é tóxico e não aumenta o risco de câncer.

A investigação foi exigida pelo governo britânico, no ano passado, quando surgiram suspeitas de que silicone industrial teria sido usado nos implantes, que poderia se romper e vazar, tornando-se uma ameaça perigosa à saúde das mulheres. Na época, os implantes da PIP foram retirados do mercado.

O grupo de pesquisa, liderado por Bruce Keogh, diretor médico do NHS, avaliou dados disponíveis de cerca de 47 mil mulheres que fizeram implantes com a PIP na Grã-Bretanha.

Eles observaram as taxas estimadas de ruptura, os resultados clínicos quando os implantes foram removidos, além de uma análise mais aprofundada da composição química por gel do silicone PiP.

Os testes realizados com o material da empresa PIP não revelaram nada que poderia causar uma ameaça em longo prazo para a saúde humana. Segundo os pesquisadores, o silicone não é tóxico nem cancerígeno.

Os implantes PIP, no entanto, têm uma maior taxa de ruptura, cerca de duas vezes maior. Eles têm uma maior concentração de certos compostos chamados siloxanos, quimicamente semelhantes ao silicone, mas de menor peso molecular e encontrado em muitos produtos de consumo, incluindo produtos de cabelo e cuidados da pele, mas isso não representa um risco para a saúde.

Quando os implantes sofreram ruptura, os pesquisadores notaram o aparecimento de reações locais em torno da área do implante em algumas mulheres, o que pode resultar em sintomas tais como sensibilidade ou inchaço dos gânglios linfáticos.

"Esta tem sido uma época muito preocupante para as mulheres. Olhamos cuidadosamente para todas as provas disponíveis e agora somos capazes de fornecer um melhor aconselhamento clínico. Testes repetidos em diferentes lotes de implantes PIP foram efetuados no Reino Unido, França e Austrália de acordo com as normas internacionais. Esses testes mostraram que os implantes não são tóxicos e, portanto, não acreditamos que eles são uma ameaça para a saúde em longo prazo", afirma Keogh.

Segundo os pesquisadores, devido ao fato de os implantes PIP terem sido considerados de qualidade inferior e mais propensos à ruptura, eles aconselham que mulheres que tenham sintomas como dor, sensibilidade, a procurarem um médico.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário