Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de junho de 2012

Quem dorme menos ingere mais 'junk food', indica estudo

 
Uma nova pesquisa sugere que comidas não saudáveis, como doces e salgadinhos, atraem mais a atenção das pessoas que dormem menos do que o recomendado. 

Para chegar a essa conclusão, cientistas examinaram áreas do cérebro que eram ativadas quando os voluntários olhavam para comida saudável e não saudável. 

O estudo descobriu que, ao ver "junk food", o grupo que dormia menos tinha ativados seus centros cerebrais ligados à sensação de recompensa. 

A pesquisadora Marie Pierre St-Onge, do Hospital Central St. Luke's Roosevelt e professora assistente do Instituto de Nutrição Humana da Universidade Columbia, em Nova York (EUA), liderou os trabalhos. 

Um coletivo formado por 25 adultos considerados saudáveis, entre homens e mulheres, tiveram cinco noites de sono restringido (de quatro horas apenas) e uma de descanso (com nove horas de descanso), além de de se submeterem à medição das alterações cerebrais por um equipamento de ressonância magnética. 

O resultado é que apenas os que tiveram poucas horas de sono tinham a atenção voltada para as opções não saudáveis de alimentos. O processo, porém, se mostrou reversível. 

Após uma noite de sono completo, as mesmas pessoas não apresentaram a ativação cerebral típica registrada anteriormente ao ver "junk food" na frente delas. 

"Isso é especialmente importante se você está tentando perder peso", disse a pesquisadora, "porque você pode estar escolhendo as comidas erradas somente pelo fato de não ter dormido bem". 

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário