Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de junho de 2012

RS oferece pelo SUS cirurgia para pacientes com Parkinson

 

Investimento será de aproximadamente R$ 835 mil para importar materiais

O Rio Grande do Sul oferece, de forma inédita pelo SUS, uma cirurgia para implante de estimulador cerebral profundo em pacientes com a doença de Parkinson. O investimento será de aproximadamente R$ 835 mil como complementação para a importação dos materiais.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do RS, ao longo de um ano, serão atendidos 20 pacientes pelo Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre).

Reservada para casos específicos, a estimulação cerebral profunda é para diminuir complicações motoras, decorrentes tanto da evolução da doença quanto do uso crônico de medicamentos. Por meio do implante de um marca-passo e eletrodos no cérebro, que podem controlar as regiões que ocasionam os sintomas, a técnica traz um alívio dos sintomas a partir de estimulação elétrica de alta frequência.
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário