Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Consumo moderado de bebida alcoólica diminui risco de artrite reumatoide

Mulheres que ingerem mais de três bebidas alcoólicas por semana têm 52% menos probabilidade de desenvolver a condição

O consumo moderado de álcool está associado a um risco reduzido de artrite reumatoide, de acordo com estudo de pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Suécia.

Os resultados, descritos no British Medical Journal, mostram que as mulheres que consomem regularmente mais de três bebidas alcoólicas por semana durante pelo menos 10 anos têm cerca de metade o risco de desenvolver artrite reumatoide.

Um copo padrão de álcool foi definido como cerca de 500 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 50 ml de licor. A redução do risco foi semelhante para os três tipos de bebida.

Segundo os pesquisadores, as descobertas somam evidências que o consumo moderado de álcool a longo prazo não é prejudicial e pode proteger contra uma doença crônica como a artrite reumatoide.

Para o trabalho, Daniela Di Giuseppe e seus colegas analisaram a associação entre o consumo de álcool e a artrite reumatoide em 34,141 mulheres suecas nascidas entre 1914 e 1948.

Informações detalhadas sobre o consumo de álcool, dieta, tabagismo, atividade física e nível de escolaridade foram coletadas em 1987 e novamente em 1997. As participantes foram acompanhadas por sete anos, quando tinham entre 54 e 89 anos.

Após o ajuste para fatores como idade, tabagismo e hábitos alimentares, as mulheres que relataram beber mais de três copos de álcool por semana tiveram um risco 52% menor de artrite reumatoide, em comparação com aquelas que bebiam menos de um copo de bebida alcoólica por semana.

A equipe acredita que o álcool seja capaz de diminuir a resposta imune do organismo fornecendo um efeito protetor contra a doença. Isto é relevante, porque a artrite reumatoide é uma doença autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque as células que revestem as articulações.

Apesar dos resultados benéficos, os pesquisadores ressaltam que mais pesquisas são necessárias para entender o efeito de doses maiores de álcool sobre o risco de artrite reumatoide.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa (em inglês). 

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário