Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dieta saudável pode eliminar ondas de calor e sudorese em mulheres na menopausa

Estudo aponta que mulheres que perdem pelo menos 10 kg ou 10% do próprio peso nesse período podem se livrar dos sintomas

A perda de peso que ocorre em função de uma dieta baseada em baixo teor de gordura pode ajudar a reduzir ou eliminar ondas de calor e sudorese (suor) noturnas associadas à menopausa. É o que defende investigação conduzida pela Divisão de Pesquisa Kaiser Permanente, nos Estados Unidos.

O estudo, do projeto Women's Health Initiative, envolveu 17.473 mulheres. Os pesquisadores descobriram que as integrantes que adotavam uma dieta baixa em gorduras e rica em cereais integrais, frutas e legumes, que não faziam reposição hormonal e que perderam peso (10 kg ou mais ou 10% ou mais do peso corporal inicial), eram mais propensas a reduzir ou eliminar os sintomas após um ano, em relação ao grupo que manteve o peso.

Segundo os autores do estudo, muitas mulheres vivenciam ondas de calor e suor noturno em algum ponto antes ou após a menopausa, quando os níveis de estrogênio estão em declínio.

"Uma vez que a maioria das mulheres tendem a ganhar peso com a idade, o emagrecimento pode ser uma estratégia viável para ajudar a eliminar os sintomas associados à menopausa", disse autor do estudo, médico Bette Caan. Segundo ele, a maior quantidade de gordura corporal proporciona um isolamento que dificulta a dissipação de calor pelo corpo.

Os investigadores sublinham que são necessárias mais pesquisas para compreender melhor a relação entre dieta, peso e ondas de calor e sudorese noturnas. Eles explicam que o impacto benéfico de uma dieta saudável sozinho (independentemente da mudança de peso) pode também ajudar a melhorar os sintomas.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário