Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Menino de dois anos tem parte do rosto reimplantada

Médicos conseguiram recolocar lábio superior e pedaços da bochecha arrancados por pitbull. Menos de um mês depois, criança come e fala normalmente

Rio - Um menino de 2 anos que teve o rosto mordido por um cão pitbull e passou por cirurgia de reimplante no Hospital das Clínicas de São Paulo há cerca de três semanas já pode comer, beber e falar. O animal arrancou o lábio superior e pedaços das bochechas e nariz de Murilo Rocha Amenguoal, cuja recuperação, segundo médicos, pode ser considerada quase milagrosa. Não há registro de cirurgia desse tipo em criança tão pequena.

O ataque foi em 16 de junho em São Bernardo do Campo (SP). Pele, músculo e cartilagem foram recuperados pela avó do menino, levado de helicóptero ao hospital. Menos de uma hora depois era operado. Apesar da cirurgia difícil — o garoto perdeu tanto sangue que estava anêmico e o local quase necrosou após o reimplante — a recuperação é um sucesso.

A situação ganhou contornos ainda mais dramáticos porque os cirurgiões que fizeram a cirurgia — um casal — estavam de folga e foram chamados às pressas para o hospital. Todo minuto de atraso poderia fazer a diferença. “O tempo é crucial. O pedaço da face fica sem sangue, morre naquela hora. O socorro tem de ser rápido. O jeito certo de conservar o tecido também é fundamental”, disse ao jornal ‘Folha de São Paulo’ a cirurgiã plástica do Hospital das Clínicas Rachel Baptista, 30, formada pela USP.

Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
Ainda segundo o jornal, o cachorro que atacou Murilo era de um vizinho, que está sendo processado. Hoje, a recuperação do menino está tão boa que ele nem lembra do animal. Nos primeiros dias após a alta, há 12, repetia: “Mamãe, au-au modeu Lililo”, mostrando que estava conseguindo recuperar a fala.

Fonte O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário