Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tamiflu custa cerca de R$ 190 em farmácias, mas não é encontrado em todas as redes

Disponibilidade do medicamento na rede pública torna o produto pouco atrativo para venda

Sem condições de garantir vacinas para toda a população, a Secretaria Estadual da Saúde reforça a recomendação de iniciar o tratamento com o medicamento Oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu, nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas de gripe. O custo do remédio nas farmácias fica em torno de R$ 190, para a versão de 75 mg — uma caixa contém 10 comprimidos, suficientes para um tratamento completo. Mas nem todas as redes comercializam o remédio.

Na tarde desta quarta-feira, Zero Hora consultou quatro grandes redes de farmácias em Porto Alegre, conforme indicação do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sinprofar-RS). Dessas, apenas duas disponibilizam o remédio: Agafarma e Panvel.

— É um remédio com um valor agregado um pouco alto, o que faz com que a população opte por retirar o medicamento na rede pública, onde ele está disponível gratuitamente — comenta a farmacêutica Flávia Pederiva.

Segundo Flávia, o Tamiflu é vendido em todas as lojas da rede Agafarma, pois a reposição do estoque ocorre de um dia para o outro, mediante pedido ao fabricante. Conforme o SAC da Panvel, apenas quatro lojas — das mais de cem da rede na Capital — dispunham do remédio nesta quarta-feira. A recomendação é entrar em contato pelo 0800 642 9001 para verificar a oferta.

Já nas redes Capilé e São João o medicamento não é comercializado. Francieli Kreuning, farmacêutica da São João, explica que não houve uma demanda que justificasse o pedido do remédio.

Na terça-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dispensou o uso da receita controlada para o antiviral, que pode ser retirado gratuitamente nos pontos indicados pelos governos municipais. Em Porto Alegre, o Tamiflu deve ser retirado em farmácias distritais.

Principais sintomas da gripe A:
- Tosse e espirros

- Fortes dores no corpo, na cabeça e na garganta

- Febre alta,acima de 38°C

- Pode haver náuseas, vômitos e diarreia

- Falta de ar

Para prevenir a contaminação, é aconselhado:
- Higienizar as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social

- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração

- Ventilar os ambientes

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário