Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Uso de contraceptivos evita 272 mil mortes maternas por ano no mundo

Políticas para satisfazer a necessidade mundial por métodos anticoncepcionais poderiam reduzir as mortes maternas em mais 30%

O uso de anticoncepcionais impede mais de 272 mil mortes maternas a cada ano. É o que revela estudo de pesquisadores da Johns Hopkins University, nos Estados unidos.

A pesquisa, descrita na revista The Lancet, estima que políticas para satisfazer a necessidade mundial por métodos anticoncepcionais poderiam reduzir as mortes maternas em mais 30%.

"A promoção do uso de contraceptivos é uma estratégia de prevenção primária eficaz para redução da mortalidade materna nos países em desenvolvimento. Nossos achados reforçam a necessidade de acelerar o acesso à contracepção nos países em desenvolvimento, onde os ganhos de prevenção da mortalidade materna poderiam ser maiores. A vacinação previne a mortalidade infantil e a contracepção impede a mortalidade materna", afirma o autor da pesquisa Saifuddin Ahmed.

Estima-se um método contraceptivo eficaz para evitar cerca de 230 milhões de nascimentos indesejados a cada ano. Em todo o mundo, cerca de 358 mil mulheres e 3 milhões de bebês recém-nascidos morrem a cada ano por causa de complicações relacionadas à gravidez e ao parto. Quase todas essas mortes ocorrem nos países em desenvolvimento, onde 10 a 15% das gestações terminam em morte materna devido a abortos inseguros.

Para o trabalho, os pesquisadores usaram uma abordagem de modelagem contrafactual para estimar os números de mortes maternas evitadas pelo uso de métodos anticoncepcionais em 172 países.

Os dados para a análise foram extraídos do banco de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a estimativa de mortalidade em uma população feminina com idade entre 15 a 49 anos.

Segundo os autores, o uso mundial de contracepção evitou 272 mil mortes maternas, ou 38 mortes em 100 mil mulheres que usam métodos anticoncepcionais.

A estimativa é equivalente a uma redução de 44% nas mortes maternas em todo o mundo. O declínio das mortes para países individuais variaram de 7% a tão elevado quanto 61%.

Os autores do estudo estimam que, na ausência de utilização de contraceptivos, o número de mortes maternas seria de 1,8 vezes maior para o período de estudo.

"Fertilidade indesejada e a falta de anticoncepcionais ainda são altos em muitos países em desenvolvimento, e as mulheres são repetidamente expostas a complicações na gravidez com risco de vida que poderiam ser evitadas com acesso a métodos contraceptivos eficazes. Este estudo demonstra como o uso da contracepção é uma estratégia de prevenção substancial e efetiva para redução da mortalidade materna, especialmente em países de baixa renda", conclui a pesquisadora Amy Tsui.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário