Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Brasil perde controle sobre epidemia de aids, denuncia manifesto

Documento, lançado com 54 assinaturas, avalia que o programa está desatualizado

Professores, pesquisadores, médicos e integrantes do movimento social divulgaram na terça-feira (21) um manifesto afirmando que, enquanto outros países discutem a interrupção da transmissão da aids, o Brasil perde o controle sobre a epidemia.

O documento, lançado com 54 assinaturas, avalia que o programa está desatualizado, com elementos insuficientes para enfrentar os desafios, o que começa a trazer reflexos para estatísticas da doença. "A afirmação de que a epidemia de aids está sob controle no Brasil, além de falaciosa, tem prejudicado a resposta nacional", aponta o documento.

Os integrantes da carta lembram que, a cada hora, uma pessoa morre de aids no País e apontam a redução da oferta de tratamento para gestantes com aids, indispensável para evitar a transmissão para o bebê. De acordo com o grupo, o tratamento passou de 53,8% de gestantes soropositivas em 2005 para 49,7% em 2008.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, disse ter recebido o documento com respeito, mas não concorda com os números.

— Parte deles está desatualizada, outra parte tem de ser avaliada num contexto.

Como exemplo, ele cita o aumento no número de mortes: "É preciso lembrar que a população aumentou no período".

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário