Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tratamento do câncer de mama pode estar equivocado

Pesquisadores estimam que até um quarto dos cânceres encontrados por mamografias não vão causar problema durante a vida

Quando a mulher descobre que está com câncer de mama, o tratamento é fundamental. Mas as portadoras da doença devem ter atenção. Muitos desses tratamentos que incluem desde quimioterapia a remoção total da mama podem estar sendo feitos de forma desnecessária.

O alerta foi dado por cientistas da Universidade de Havard, nos Estados Unidos, depois de analisarem resultados de exames de mais de 40 mil pacientes noruegueses. De cada 2.500 pacientes examinadas, uma morte era evitada, mas seis entre dez mulheres eram tratadas de um câncer benigno que nunca causaria sintomas.

Os pesquisadores americanos estimam que até um quarto dos cânceres de mama encontrados por mamografias não irá causar qualquer problema durante a vida de uma mulher. Quanto mais cedo à doença é descoberta, maiores são as chances de recuperação. As pacientes devem e precisam ser informadas sobre o tipo de câncer que possuem.

Os pesquisadores analisaram cerca de 40 mil casos de câncer de mama, incluindo 7.793 que foram detectados após o início de exames de rotina. Eles estimam que entre 1.169 e 1.948 destas pacientes foram superdiagnosticadas e receberam tratamentos desnecessários. Os resultados foram publicados na revista Annals of Internal Medicine.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário