Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Novo scanner reduz radiação emitida em exames de tomografia e ressonância

Dispositivo faz com que seja possível realizar testes simultaneamente com melhor qualidade e menor exposição à radiação

Cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, desenvolveram uma tecnologia inédita que torna possível reduzir pela metade a radiação emitida em exames de tomografia e ressonância.

O novo scanner de tomografia por emissão de pósitrons (PET) é construído em uma escala tão pequena que pode ser colocado dentro de um scanner de ressonância magnética. Isto faz com que seja possível tirar as imagens de ressonância e tomografia ao mesmo tempo com melhor qualidade e menos radiação.

PET proporciona uma imagem espacial de onde as células cancerosas estão localizados no corpo. Esses exames são mais difíceis de interpretar já que não situa o local de exato das células de câncer em relação ao esqueleto e os tecidos moles. Isto pode ser feito apenas comparando imagens de PET com uma imagem anatômica, tais como a ressonância magnética.

A ressonância magnética fotografa o corpo usando ondas de rádio e um poderoso campo magnético a fim de fornecer imagens muito melhores do tecido mole. A desvantagem de scanners de ressonância é que o exame é mais caro e leva muito mais tempo.

Atualmente, a maioria dos hospitais combina PET e tomografia, mas esta combinação tem uma fraqueza significativa. "A radiação desse exame combinado é dez vezes maior do que a radiação recomendada para um ano. Muitos doentes com câncer devem ser examinados várias vezes para testar se o tratamento está funcionando. O total de radiação durante o tratamento pode, portanto, ser muito alto", afirma o pesquisador Erlend Bolle.

Bolle e seus colegas construíram uma máquina de PET que é tão pequena que pode ser colocada dentro de uma máquina de ressonância magnética. Ambas as imagens podem, assim, ser tomadas ao mesmo tempo e o pessoal médico não tem de corrigir os erros que ocorrem quando duas imagens são combinadas depois de terem sido tiradas.

Segundo os pesquisadores, a nova tecnologia permite dobrar a sensibilidade. Na prática, é possível tirar fotografias duas vezes mais rápido, ou apenas utilizar metade da dose radioativa, a fim de obter a mesma qualidade de imagem anterior.

"Embora nossa ideia inicial tenha sido fazer um scanner para animais, essa tecnologia pode ser facilmente adaptada para uso hospitalar", conclui Bolle.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário