Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cartilha sobre diabetes é desenvolvida com ajuda de pacientes

Equipe multidisciplinar cria material que simplifica e facilita a compreensão dos cuidados para o diabético e seus familiares

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), na Zona da Mata mineira, lança, nesta quarta-feira (8), a cartilha " Eu controlo meu Diabetes" . A novidade apresentada no projeto é a participação dos pacientes no desenvolvimento das instruções. Ao todo, nove cursos da instituição foram envolvidos na ação, coordenada por equipe multidisciplinar do projeto de extensão " Acompanhamento, Educação e Prevenção em Diabetes Mellitus" , juntamente com a equipe do ambulatório de diabetes do HU.

A endocrinologista e coordenadora do ambulatório, Mônica Barros, ressalta que existem várias cartilhas sobre diabetes feitas por laboratórios, porém nenhuma feita pelo próprio paciente e supervisionada pela equipe; sendo assim, resolveram ser pioneiros.

O educador físico, Antônio Paulo, relata que o objetivo é facilitar o tratamento, fazendo com que o diabético e seus familiares entendam-no e tenham ciência de como devem proceder: " A ideia é tentar fazer a transição de um conceito médico para um conceito mais simples, falando a linguagem do paciente" .

De acordo com Hélio Gonçalves, paciente do HU há mais de 15 anos, e frequentador das reuniões, uma cartilha dessas é importante para passar informações para frente, um projeto de utilidade pública. " Foi realmente importante o desenvolvimento da cartilha, para mim e para todos que participaram. Tínhamos reuniões semanais, com acompanhamento de médico, nutricionista, psicólogo e profissional de educação física" .

A cartilha aborda tópicos como: " Noções gerais sobre diabetes" , " A alimentação do diabético" , " Exercícios físicos e diabetes - O que é preciso saber?" , " Os medicamentos" , " Como saber sobre o controle da doença - A automonitorização" e " Dicas para se sentir bem" .

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário