Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Acesso a medicamentos contra asma registra alta de 77% em São Paulo

Em dois meses, mais de 21 mil pessoas retiraram, gratuitamente, antiasmáticos nas farmácias populares do estado

O total de beneficiados com remédios para asma cresceu em 77% desde o dia 4 de junho em São Paulo. Na data, foram incluídos três novos medicamentos no programa Saúde Não tem Preço, integrante da Farmácia Popular. Em dois meses, o número de pacientes atendidos no estado passou de 12.331 para 21.853. Em todo o país, mais de 141 mil pessoas tiveram acesso aos medicamentos, um aumento de 94% se comparado ao mesmo período antes da iniciativa.

A decisão de incluir os medicamentos para asma no programa aconteceu após a constatação de que, após a gratuidade da hipertensão e diabetes, a venda dos antiasmáticos foi a que mais cresceu nas farmácias populares, chegando a 322% em um ano. Os três antiasmáticos oferecidos em 10 apresentações são: brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Em todo o país, os medicamentos são distribuídos em mais de 20 mil farmácias, entre públicas e particulares. Em São Paulo, são 4.423 unidades.

Em 2011, do total de 177,8 mil internações no SUS em decorrência da asma, 77,1 mil foram crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano em decorrência desta doença, de acordo com pesquisa Vigitel (Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

Alta também em outros estados
Outras unidades da federação também registraram alta no número de pacientes atendidos com o fornecimento gratuito dos antiasmáticos. Dentre elas, a Paraíba foi a que alcançou o maior percentual de crescimento: 289%. Outros estados que também registraram dados significativos: Rio Grande do Norte (259%), Mato Grosso do Sul (181%), além de Ceará e do Distrito Federal (160% cada) conseguiram ampliar o total de atendidos.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário