Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Castanha de cotia: benefícios, como consumir

Conheça os benefícios oferecidos pelo consumo da castanha de cotia e veja qual a melhor forma de consumi-la sem perder suas propriedades nutricionais.

A castanha de cotia possui propriedades nutricionais semelhantes a castanha de caju e castanha-do-pará. Ela possui muitos benefícios para a saúde e deve ser consumida de forma correta, para que não perca suas propriedades nutricionais.

Benefícios da Castanha de Cotia
Um estudo desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto, identificou as propriedades nutricionais e os benefícios da castanha de cotia para a saúde. O estudo foi feito pela pesquisadora Tainara Costa Singh, do Programa de Engenharia e Ciência de Alimentos.

A castanha de cotia é um fruto que pode ser encontrado na região Norte do Brasil. Ela possui as mesmas propriedades nutricionais que a castanha-do-pará, noz comum e castanha de caju.

Dentre os benefícios que foram encontrados nesse fruto, estão:
•Possui nutrientes que são benéficos a saúde, como ácido graxo, ômega-9 e vitamina E, com ação antioxidante;

•É considerado um alimento funcional, pois possui a capacidade de prevenir doenças como as neurodegenerativas, inflamatórias e cardiovasculares;

•Ajuda a combater o envelhecimento precoce.

Como consumir a Castanha de Cotia
Segundo Tainara, os benefícios da castanha de cotia podem ser adquiridos se o alimento, ou o óleo retirado dele, forem consumidos in natura. Essa forma de consumo se dá pelo fato de que quando torrada ou processada de outra forma, a castanha perde suas propriedades nutricionais.

Nos estados da região Norte, é muito comum o uso de óleo de castanha de cotia no preparo dos alimentos, substituindo os demais tipos de óleos.

A autora da pesquisa explica que o estudo não olhou para a possibilidade de conter substâncias tóxicas na castanha de cotia e nem para as reações adversas que o consumo excessivo poderia causar. A castanha-do-pará, usada como exemplo, é muito saudável, pois contém propriedades nutricionais que são benéficas aos neurônios. Porém, quando consumida em excesso, pode ser tóxica e causar sintomas como as dores de cabeça.

A castanha de cotia possui propriedades nutricionais que são benéficas para o nosso organismo. O consumo desse fruto pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, inflamatórias, neurodegenativas, prevenir o envelhecimento e outros. Porém, para adquirir esses benefícios a castanha deve ser consumida in natura ou na forma de óleo extraído. O ideal é consumi-la com moderação, pois não se conhece os efeitos adversos que podem ser causados pelo consumo em excesso.

Fonte Mundo das Tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário