Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Composto derivado de organismo marinho é nova arma contra superbactérias

Clostridium difficile
AQP-182 tem potencial para combater Staphylococcus aureus e Clostridium difficile, causas comuns de morte em pacientes internados

Pesquisadores da empresa de biotecnologia escocesa Aquapharm anunciaram a descoberta de um novo composto antibiótico capaz de combater uma série de bactérias multirresistentes.

O composto AQP-182 tem potencial para ajudar na luta contra Staphylococcus aureus resistente à multi-drogas (MDRSA), Streptococcus pneumoniae multirresistente (MDRSP), Clostridium difficile e Enteroccocus faecalis, causas comuns de morte em pacientes internados.

Os cientistas descobriram AQP-182 após a triagem de mais de 10 mil microrganismos marinhos para substâncias com propriedades anti-infecciosas e anti-inflamatórias.

Cinco novos compostos químicos, incluindo AQP-182, estão agora em desenvolvimento pré-clínico.

"A partir de uma triagem inicial nós identificamos 16 novos compostos pertencentes às classes de produtos químicos totalmente novos e diversificados. O composto mais avançado entre todos foi AQP-182, que tem um perfil farmacológico promissor e é extremamente relevante para o tratamento de tratamento de infecções bacterianas resistentes", afirma Tim Morley, diretor científico da Aquapharm.

Segundo os pesquisadores, os dados demonstram o potencial de produtos marinhos naturais como fonte rica de químicos farmacêuticos.

"Não só os produtos naturais são fonte de, ou inspiração, para mais de 75% das novas moléculas químicas introduzidas como medicamentos nos últimos 50 anos, eles também continuam a ser uma fonte fundamental de novas espécies químicas que fazem parte do arsenal farmacêutico da ciência moderna", conclui Simon Best, chefe executivo da Aquapharm.

Um estudo clínico de Fase I está previsto para ter início no segundo semestre de 2013.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário