Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Porque é mais difícil perdoar os amigos?

Você pode já ter machucado alguém que ama, mas desculpar e esquecer é muito mais fácil de se aplicar a um namorado ou namorada, do que aos amigos.
 
Um estudo da Universidade Nacional da Austrália, conduzida por Jodie Burchell, sugere que as pessoas mais próximas de você são as que mais podem deixá-lo magoado, mas com o tempo é mais fácil perdoar alguém íntimo (como cônjuges) do que algum amigo.
 
O estudo de Burchel tentou mostrar como a proximidade de uma relação com alguém que o ofendeu pode predizer como um indivíduo vai se assimilar aqueles sentimentos.
 
“O estudo mostrou que não interessa a intensidade do envento, as pessoas se sentem mais impactadas quando uma ofensa é feita por alguém próximo”, diz Burchell. “Entretanto, com o tempo, um indivíduo pode esquecer mais facilmente as ofensas de alguém que é bastante íntimo, como um parceiro em uma relação romântica, do que relacionamentos moderadamente íntimos, como os amigos”, completa.
 
Maior intimidade cria mais vulnerabilidades
A pesquisa é a primeira a questionar simultaneamente como as pessoas se sentiram após ficarem magoadas com parceiros íntimos, amigos e colegas. O estudo foi feito a partir da leitura de várias situações com ofensas que variavam entre moderadas e intensas e da possível reação dos participantes em cada um dos cenários.
 
“No total de respostas foi possível observar que a proximidade da vítima com quem a ofendia influenciava o nível de mágoa inflingida. Caso a ofensa fosse feita por um parceiro, o fato de querer ou não continuar um relacionamento à longo prazo influenciava as respostas sobre se seria possível perdoar ou não. No caso dos amigos as respostas giraram em torno do fato de ser quase impossível retomar a confiança e continuar uma amizade com a mesma qualidade após estes inflingirem atos que pudessem magoar”, observa a pesquisadora.
 
“O nível de intimidade mais intenso pode tanto criar mais vulnerabilidades, como facilita lidar com os sentimentos sobre o evento após um tempo”, completa Burchell. Talvez os resultados reflitam o que se sabe há muito tempo: amizade é uma escolha, e deixá-la de lado também pode ser uma opção. Amigos nem sempre são para sempre.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário