Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Especialistas em nutrição dão dicas para quem não quer engordar no Natal

O Natal, para a grande maioria do mundo ocidental, é uma época de celebração, união, presentes e… comida! Mas, para não ganhar uns quilos à mais até o Ano Novo, os especialistas dão a dica: o segredo é manter hábitos saudáveis o ano todo.
 
Nos EUA, a temporada de feriados começa no final de novembro, com o Dia de Ação de Graças. Por aqui, as tradições iniciam na véspera do Natal, com a ceia à meia noite. Sobre esse exagero alimentar Donna Mehrle, pesquisadora da Universidade do Missouri, nos EUA, explica que quando as pessoas mantém uma rotina diária de exercícios e dieta, elas se sente bem e são mais capazes em fazer escolhas saudáveis, principalmente na hora da ceia. “Se sentir bem é um grande motivador”, diz.
 
Mudança de hábitos
Uma boa estrategia para não interromper a rotina de exercícios no final do ano é incorporá-lo nas tradições familiares, indica Donna. “Nos EUA, o frio é uma desculpa conveniente para a família se reunir na frente da televisão e comer. Mas escolher outras formas de socializar pode ser uma grande estratégia. Por exemplo, ir caminhar com os familiares ou praticar algum esporte juntos são formas de incorporar as atividades físicas durante os feriados.”
 
Cindy Deblauw, da mesma universidade, acredita que os pais e professores podem, desde a infância, ajudar as crianças a desenvolver hábitos saudáveis, proporcionando-lhes oportunidades de fazer boas escolhas.
 
“Em sala de aula, os educadores devem tentar tirar o foco dos alimentos em atividades divertidas, como pintura ou realizar jogos envolvendo o tema dos feriados”, diz Deblauw. “São as atividades, e não os alimentos, que fazem destas datas momentos memoráveis para as crianças. E, na hora das refeições, os pais devem se certificar de que estão oferecendo opções saudáveis aos pequenos, como frutas e vegetais, e também devem limitar a quantidade de alimentos ricos em açúcar e alto teor de gordura.”
 
Mais dicas para um final de ano saudável:
  • Faça pequenos lanches durante o dia, de preferência coma proteínas como maçãs, nozes, um ovo cozido ou iogurte, para que a fome não faça com que você coma de mais na hora da ceia;
  • Ao invés de usar pão branco nos tradicionais sanduíches com as sobras da ceia, use pão integral – o mesmo vale para o arroz. Para a sobremesa, prefira também um parfait de iogurte ao invés de um pedaço de torta;
  • Existem pratos específicos desta época do ano. Desfrute sim deles, mas use pratos menores para controlar o tamanho das porções.
“Se você comer demais, não desanime. Comer muito um dia não irá fazer você ganhar peso, desde que a rotina de exercícios e alimentação saudável seja retomada no dia seguinte”, finalizam.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário