Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Exames periódicos são a principal arma no combate a doenças oportunistas

Com os dados em mãos, seu médico monta estratégias de defesa mais eficazes
 
O corpo é uma máquina perfeita. Como se em cada uma de suas células exércitos de proteção estivessem sempre a postos para nos defender do inimigo. Desequilíbrios clínicos, nutricionais e hormonais nem sempre são perceptíveis. São sinais de desgaste e degeneração no organismo, e que costumam ser agravados pelo estresse ocasionados pela correria do dia a dia e estilo de vida.
 
A visão da medicina atual não é a de deixar a doença se instalar, mas sim a de evitar que essa doença se instale. Portanto, nada mais interessante do que reforçar a capacidade de defesa do seu organismo com medidas e estratégias que identifiquem fatores de risco para doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, hipertensão e outras doenças crônicas degenerativas.
 
Como deve ser o check-up
O check-up anual ou semestral, para que seja eficaz, necessita de uma avaliação médica ampla da saúde do paciente, levando em conta dados como sexo, idade, estilo de vida, antecedentes e características individuais e familiares.
 
Se os resultados não forem avaliados por um profissional qualificado, que tenha a visão de promoção da saúde, o paciente poderá criar uma falsa sensação de segurança e achar que não há necessidade de cuidados imediatos.
 
Depois do check-up
Se algum desequilíbrio clínico, hormonal ou nutricional for detectado, as chances de reversão e tratamento são maiores, principalmente se tratando de doenças crônicas degenerativas, como a hipertensão e o diabetes, que no geral são assintomáticas, ou seja, que na fase pré-clínica não apresentam sintomas.
 
O check-up só fará sentido se o seu principal objetivo for uma investigação cuidadosa, que resultará em uma conversa franca entre você e seu médico, cujo papel é orientar e traçar objetivos e estratégias para uma vida saudável.
 
Estratégias montadas
Manter o peso adequado, alimentar-se de forma equilibrada, praticar exercícios físicos e dormir bem são condições fundamentais para a boa saúde. Se você cumprir sua parte e seguir as orientações dadas, muito provavelmente seu organismo responderá melhor a qualquer tratamento e estratégia que seu especialista trace para você .
 
Preserve sua saúde e fortaleça seu sistema de defesa e fique longe de doenças oportunistas com atitudes saudáveis, alimentação balanceada e moderação. O segredo da saúde e longevidade saudável está no equilíbrio.
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário