Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de março de 2013

Américas Amigas doa mamógrafos à Santa Casa de São Paulo

Equipamentos serão instalados no Hospital Central, no Vila Nova Cachoeirinha e na UBS União das Vilas de Taipas. Cada doação possibilitará cerca de mil exames por mês
 
A Américas Amigas, entidade dedicada a promover ações de combate à mortalidade por câncer da mama no País, inaugurará no dia 11 de março 3 mamógrafos e 2 sistemas de mamografia computadorizada doados à Santa Casa de São Paulo.
 
As instituições selecionadas pela Santa Casa de São Paulo para receber os equipamentos são: Hospital Central da Santa Casa, Hospital Vila Nova Cachoeirinha e UBS União das Vilas de Taipas. O superintendente da Santa Casa de São Paulo, Antonio Carlos Forte, ressalta a importância da doação: “A doação que recebemos auxiliará muito a Santa Casa de São Paulo a continuar a ser uma das maiores referências em serviços de diagnósticos por imagem e, consequentemente, no tratamento e na prevenção do câncer da mama”. Os equipamentos têm capacidade para realizar cerca de mil exames por mês (cada).
 
Para que as doações fossem realizadas, a Américas Amigas contou com equipamentos e recursos recebidos das empresas Pyramid Medical System, Hologic Inc e Credit Suisse, além de contribuições de doadores institucionais e amigos da associação que apoiam o programa de doação de mamógrafos.
 
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é o tipo da doença que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em nações desenvolvidas. Segundo relatório do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012 esperam-se para o Brasil 52.680 casos novos de câncer de mama, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.
 
De acordo com o mesmo relatório, apesar de ser considerado de relativamente bom prognóstico se identificado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada apenas em estágios avançados. A sobrevida média após cinco anos na população de países desenvolvidos é de cerca de 85%, enquanto em nações em desenvolvimento fica em torno de 60%.
 
Prevenção
Segundo o relatório INCA 2012, no Brasil, o exame clínico anual das mamas e o rastreamento são as estratégias recomendadas para controle do câncer de mama. As recomendações do Ministério da Saúde para detecção precoce e diagnóstico desse câncer baseiam-se no Controle de câncer de mama: documento de consenso, de 2004, que considera como principais estratégias de rastreamento o exame clínico anual das mamas a partir dos 40 anos e um exame mamográfico, a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos.
 
Fonte Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário