A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) admite que os centros de saúde do distrito de Aveiro cobraram taxas moderadoras aos dadores de sangue, que estão isentos desse pagamento
A situação, dizem, ocorreu só no princípio do ano e foi resolvida. A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) assegura que os casos continuam.
A afirmação da ARSC veio no seguimento de uma queixa apresentada pela ADASCA àquela entidade e ao provedor de Justiça. "Pagam 40 a 50 euros de taxas moderadoras quando antes estavam isentos.
E os centros de saúde não têm máquinas para ler o novo cartão nacional de dador de sangue", explicou, em fevereiro, ao CM Joaquim Carlos, presidente da ADASCA. Em resposta enviada esta semana, a administração regional admite terem existido "dificuldades, no início do ano, quanto à prova da condição de dador de sangue" mas que os problemas já foram ultrapassados.
"Os centros de saúde continuam a cobrar os valores aos dadores de sangue", contrapõe Joaquim Carlos, criticando também a resposta que a associação recebeu do provedor de Justiça que negou a cobrança, indevida, de taxas moderadoras.
Fonte Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário