Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cientistas criam dispositivo que previne e diminui dor lombar aguda

Dispositivo inclui um sensor que detecta quando a postura não é correta
Foto Lumbia
Dispositivo inclui um sensor que detecta quando a
postura não é correta
Tecnologia Lumbia pode ser utilizada para a avaliação do paciente e para a terapia de reabilitação durante a reeducação postural
 
Cientistas das empresas FIK, Tecnalia e BTS lançaram um dispositivo capaz de prevenir dores nas costas e reabilitar pessoas que sofrem com o problema, proporcionando reabilitação em casa e no trabalho.
 
A tecnologia Lumbia pode ser utilizada para a avaliação do paciente e para a terapia durante reeducação postural.
 
Quase todo mundo vai sofrer uma dor lombar aguda, ou lombalgia, em algum momento de suas vidas, um problema que se agrava durante a vida profissional e na velhice.
Segundo os pesquisadores, o problema é a principal causa de licença médica na Espanha, o que significa uma média de 6 mil dias de trabalho perdidos por ano.
 
Para ajudar a resolver esta situação, FIK e Tecnalia, em colaboração com as empresa italiana BTS projetaram uma tecnologia que não só é capaz de prevenir a dor na região lombar, mas também reabilita os danos causados.
 
Encontrar terapias eficazes no tratamento desta doença é um dos objetivos de terapeutas e pesquisadores. No entanto, as recaídas são frequentes e a degeneração na região do disco lombar rotineiramente acaba necessitando de cirurgia. A nova tecnologia visa remediar a dor lombar e, em particular, evitar a necessidade de cirurgia.
 
Lumbia é incorporado a um cinto que os pacientes têm de usar em torno da região lombar e que inclui um sensor que detecta quando a postura não está correta. Nestes casos, o cinto emite uma vibração para lembrar o paciente de que ele deve mudar essa postura, porque é ruim para a saúde. Ao mesmo tempo, este sensor envia todas as informações que recolhe a um computador de modo a que o terapeuta envolvido pode monitorar o estado do pacientes.
 
Assim, o Lumbia tem um duplo objetivo: reabilitar em tais condições e evitar danos em pacientes saudáveis. No primeiro caso, o dispositivo não apenas ajuda o paciente a corrigir a má postura, mas facilita a prescrição de terapias pelos médicos com base nos dados repassados pelo sensor. Assim, ele pode ser utilizado como uma ferramenta de avaliação, que fornece ao terapeuta, informações precisas sobre os padrões de comportamento da região lombar do paciente.
 
O segundo objetivo do Lumbia é evitar danos em pacientes saudáveis. A este respeito, a utilização do dispositivo ajuda a reeducar a postura da região lombar quando os pacientes são avisados através de uma vibração que a postura está incorreta.
 
A tecnologia Lumbia estará disponível no mercado em 2014 e o objetivo das empresas é atingir os especialistas no setor, para que possam usá-lo em seus pacientes, e as empresas, para que possam evitar danos em seus funcionários.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário