Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de abril de 2013

Tecnologia pode detectar presença de bactérias e vírus em menos de uma hora

Dr. Krishnan Chittur (a esq.) com Paula Koelle durante o processo de pesquisa
Foto: University of Alabama Huntsville
Dr. Krishnan Chittur (a esq.) com Paula Koelle durante
 o processo de pesquisa
Produto usa sondas de DNA que "capturam" marca genética e identificam um entre muitos patógenos de uma amostra
 
Cientistas da Universidade do Alabama, nos EUA, em parceria com o professor de engenharia química Krishnan Chittur desenvolveram uma tecnologia que pode permitir aos médicos detectar a presença de bactérias e vírus em uma amostra em menos de uma hora.
 
O produto envolve sondas de DNA únicas que "capturam" uma marca genética rapidamente e, portanto, podem ser usadas para identificar a presença de um dos muitos agentes patogénicos específicos em uma amostra, quer seja humana, de plantas, alimentos ou animal.
 
"Uma coisa é dizer que você pode fazê-lo e mostrá-lo no laboratório, mas é outra coisa para desenvolvê-lo para a fabricação e uso de terceiros. Estamos tentando tornar o dispositivo genérico o bastante para que ele possa ser utilizado em uma variedade de ensaios clínicos e tenha aplicações em investigações", afirma Chittur.
 
Até agora, o dispositivo detectou com sucesso 16 diferentes patógenos, incluindo bactérias E. coli, o vírus da síndrome respiratória aguda sintética (SARS), as bactérias da doença de Lyme e as bactérias Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).
 
"Nosso trabalho é detectar qual bactéria ou vírus está causando a infecção", observa Chittur.
 
Ao contrário do que os testes tradicionais que requerem cultura de células ou aqueles que olham para anticorpos ou outros agentes reativos criadas pelo corpo em resposta à doença, o novo dispositivo utiliza sondas de DNA concebidas para se ligarem especificamente ao DNA de um patógeno alvo. É uma prova direta da presença do agente causador, ao invés de evidência indireta. Uma vez que uma sonda se liga ao patógeno, a sonda fica fluorescente, facilmente identificando os culpados.
 
As aplicações potenciais para um teste rápido de patógenos ultrapassa a fronteira do consultório médico e pode incluir triagem hospitalar, medicina veterinária, análise de alimentos e avaliação ambiental.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário