Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Consumo de carboidrato pode influenciar diretamente no seu bom humor

Consumo de carboidrato pode influenciar diretamente no seu bom humor Divulgação/Divulgação
Foto Divulgação
O carboidrato fornece energia e níveis de glicose necessários
para ativar o impulso nervoso de bem-estar
A falta desse nutriente pode causar sensação de fraqueza e indisposição no organismo
 
Mudanças aparentemente inexplicáveis no humor, como a falta de ânimo ou disposição para realizar atividades corriqueiras, podem estar relacionadas a uma alimentação desequilibrada. Investir em uma alimentação correta ajuda a manter a saúde física e emocional. O macarrão pode auxiliar a garantir a quantidade necessária de carboidrato. Segundo a nutricionista Tereza Cibella, consultora da Massas Isabela, cada substância gerada pelo organismo possui uma função diferente.

Os neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelas células nervosas, por exemplo, são os responsáveis por transmitir impulsos nervosos ao cérebro que influenciam diretamente na sensação de bem-estar e felicidade. Essa produção de neurotransmissores está ligada diretamente aos alimentos consumidos no dia a dia.

— Alguns alimentos, incluindo as massas, possuem nutrientes que induzem a formação de serotonina, dopamina e noradrenalina, principais neurotransmissores — explica.

Uma alimentação deficiente de nutrientes pode causar falta de disposição, por isso é preciso incluir uma grande variedade de ingredientes nas refeições. O carboidrato fornece energia e níveis de glicose necessários para ativar o impulso nervoso de bem-estar. Quando associado a outras vitaminas e minerais seu efeito é potencializado. Segundo Tereza, cada neurotransmissor também afeta o corpo de maneira diferente. A serotonina provoca uma sensação de bem-estar. Já a dopamina e noradrenalina proporcionam energia e disposição.

— O carboidrato presente nas massas afeta diretamente o humor, pois ele é transformado em glicogênio quando ingerido. É o próprio glicogênio que possui papel importante na produção de serotonina — diz.

Para garantir uma sensação prolongada de bom humor, Tereza lista outros nutrientes que não podem faltar na alimentação: ácido fólico, ômega 3, vitamina B6, vitamina C e magnésio. Espinafre, brócolis, peixes, frutos do mar e sementes oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, são ótimas fontes desses nutrientes. A combinação destes ingredientes com as massas ajuda também a espantar a TPM das mulheres. A dica é preparar uma refeição completa, como na receita abaixo. O espaguete com salmão fornece uma boa quantidade de carboidrato e ômega 3.

Espaguete ao molho de erva doce com salmão defumado
Ingredientes:
1 embalagem de espaguete com ovos (500 g).

400 g de salmão defumado cortado em tirinhas.

1 xícara (chá) de erva doce, em tirinhas.

3 dentes de alho picados.

Cebolinha picada a gosto.

Sal a gosto.

500 ml de creme de leite fresco.

1 cebola picada.

4 colheres (sopa) de azeite.

Modo de preparo:

Comece preparando o molho de erva doce com salmão defumado.

Numa panela média, aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola.

Junte a erva doce, o creme de leite e o salmão defumado.

Acerte o sal, deixe cozinhar por 10 minutos e reserve.

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa.

Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.

Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique 'al dente', ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de erva doce com salmão defumado e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Salpique a cebolinha e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções.

Grau de dificuldade: Fácil.

Tempo de preparo: 20 minutos.

Calorias: 760 kcal.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário