Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Doenças isquêmicas do coração matam 75 paulistas por dia

São Paulo – Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde de São Paulo mostrou que as doenças isquêmicas do coração são as principais causadoras de mortes no estado.
 
O número de casos chegou a 27.692 em 2011, o que equivale a uma média de 75 mortes por dia. As doenças isquêmicas são decorrentes do entupimento das artérias por gordura, diminuindo o fluxo de sangue que passa pelo coração. O entupimento provoca dores e desconfortos no peito devido à quantidade insuficiente de sangue que o órgão recebe para bombear.
 
De acordo com o cardiologista Marcelo Sampaio, do Instituto Dante Pazzanese, as principais causas da doença são o fumo, o diabetes, a hipertensão e o colesterol alto. Indivíduos com histórico de problemas cardíacos na família também devem ficar atentos, principalmente se o pai ou a mãe manifestaram a doença. Idade avançada e sedentarismo também podem influenciar.
 
“As doenças do coração vêm aumentando sua incidência na população brasileira. É um fenômeno que ocorreu em alguns países industrializados na mudança do século e, com a mudança das condições gerais no nosso país, era um fenômeno que nós íamos presenciar aqui. São doenças absolutamente estáveis, porque decorrência de fatores de risco muito presentes no contexto ambiental no nosso país nos últimos anos”.
 
Os sintomas são dores ou pressão no peito e falta de ar. As doenças isquêmicas do coração podem ser crônicas ou agudas. Na isquemia crônica, o paciente sente dores no peito com alguns períodos de intervalo. A isquemia aguda é considerada um infarto. “Os números da incidência são impactantes, mas é possível e factível evitar a doença com métodos preventivos. Nossa intenção chamar a atenção para a adoção de políticas de saúde e da população para que saiba o que está acontecendo”.
 
O médico explicou que a isquemia é causada por uma obstrução progressiva e, quando toda a artéria está fechada, ocorre o enfarto. “Isso pode ser fatal, quase 60% dos atingidos morrem antes de chegar no hospital. Em geral, quando há o enfarto, uma parte do músculo do coração morre. Se for uma parte significativa a pessoa vai ter sequela que é a fraqueza do músculo do coração”.
 
Além das doenças isquêmicas do coração, as principais causas de morte no estado de São Paulo em 2011, foram: acidente vascular cerebral, com 21.754 óbitos, outras doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca, com 17.629, seguida por doenças crônicas das vias aéreas inferiores, como pneumonia e bronquite, com 10.212 mortes, diabetes, com 10.067, tumores malignos, com 8.693 e doenças hipertensivas, 8.034.
 
Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário