Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de julho de 2013

Aconselhamento genético ganha cada vez mais destaque na medicina

A partir dele, podem identificar doenças hereditárias e mudar hábitos de vida para conter possíveis enfermidades
 
Belo Horizonte Existem mais de 15 mil doenças de fundo genético. Com o avanço da tecnologia na decodificação do DNA humano, pessoas com histórico familiar de doenças como Alzheimer e câncer recorrem ao aconselhamento genético como uma forma de prevenção de enfermidades que não se manifestam logo na infância.
 
A especialidade busca não só identificar os possíveis problemas hereditários, como orientar a família a partir dos resultados.
 
Segundo o oncogeneticista Henrique Galvão, o médico geneticista avalia de anomalias genéticas, deficit intelectual, doenças crônicas multifatoriais a casais com problemas de infertilidade e com características de consanguinidade. “Podemos dizer que são medidas preventivas e de rastreabilidade.
 
É a medicina atuando antes de o problema aparecer. Por isso, a consideramos proativa, pois espera-se uma atitude do paciente em relação à própria saúde; e preventiva, pois permite modificar, de alguma forma, a predisposição para alguma patologia”, avalia o profissional do Biocod Hermes Pardini.
 
Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário