Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de julho de 2013

Novo exame genético para câncer de mama ajuda a evitar quimioterapia

Conhecido como PAM50, o novo teste mostrou ser tão eficaz quanto o atual Oncotype DX, com custo mais baixo
 
Novo teste genético para uma das formas mais comuns de câncer de mama vai ajudar os médicos a realizarem uma triagem mais definitiva das pacientes que têm necessidade de passar pela quimioterapia.

Equipes do The Institute of Cancer Research e do The Royal Marsden NHS Foundation Trust e Queen Mary University of London descobriram que o teste chamado PAM50 produz melhor informação à longo prazo do que os métodos atuais para determinar se o câncer de mama pode ser reincidente.

Cerca de 80% dos casos de câncer de mama são diagnosticados com receptor de estrogênio positivo (ER +). As mulheres com este subtipo podem ser tratadas com terapia hormonal, mas, para algumas casos, o risco de reincidência em10 anos leva à quimioterapia.

Atualmente, um teste chamado Oncotype DX (1) pode avaliar a probabilidade de recidiva do câncer de mama, mas o custa mais de £ 2 mil por paciente. O novo teste é mais simples e pode ser realizado no local do exame.

O estudo
Os cientistas avaliaram o RNA em amostras de tecido retiradas de pacientes 940 com ER + comparando a pontuação do exame PAM50, que analisa 50 genes relacionados com o câncer de mama, com o teste Oncotype DX, e com um teste chamado IHC4.

O teste PAM50 forneceu informações de mais longo prazo para os médicos que os testes Oncotype DX e IHC4, sendo tão eficaz como outros testes na identificação de mulheres com baixo risco de recorrência.

Segundo Mitch Dowsett, professor de Bioquímica Endocrinologia no The Institute of Cancer Research "nosso estudo descobriu que o teste PAM50 é mais eficaz do que outros métodos de fornecimento das informações para excluir pacientes com câncer de mama da quimioterapia e tem potencial de ser feito mais rapidamente."

 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário