Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de julho de 2013

Campanha oferece teste gratuito de hepatite C em SP

Hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado no País
Exame estará disponível de segunda-feira (22) até a sexta-feira (26)
 
Exame gratuito de hepatite C será oferecido aos interessados que passarem pelas estações Santo André e Brás, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Poupatempo Cidade Ademar, deste esta segunda-feira (22). A campanha Hepatite C — Quebre o Silêncio dura até esta sexta-feira (26). O resultado do exame sai em 10 minutos.
 
O teste será realizado em pessoas entre 35 e 65 anos, e que apresentem fatores de risco para a doença, por exemplo, aquelas que receberam uma transfusão de sangue ou similares antes de 1993, fizeram alguma cirurgia de grande porte ou tratamento para problemas renais, como hemodiálise, profissionais da saúde e usuários de drogas. A faixa etária também é fator importante para realização do teste.
 
Nos Estados Unidos, o Centro de Controle de Doenças recomenda que nascidos entre 1945 e 1965 façam o teste de detecção, pois nessa faixa há maior prevalência de infectados.
 
A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado no País. Mundialmente, mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com os vírus das hepatites B ou C, índice dez vezes maior do que o número de portadores do HIV/Aids.
 
A doença
O vírus HCV, causador da hepatite C, é transmitido pelo contato com sangue contaminado. As formas mais comuns de contágio são o uso de agulhas e seringas compartilhadas e a manipulação de materiais contaminados que cortem ou perfurem a pele, como lâminas, bisturis e alicates.
 
Cerca de 90% dos infectados não sabem que estão com a doença e só descobrem quando o problema já está muito avançado, podendo apresentar quadros graves como cirrose ou câncer no fígado.
 
Serviço:
Poupatempo Cidade Ademar - 9h às 16h, avenida Cupecê, 5497, Jardim Miriam
 
Estação Santo André (CPTM), 11h às 20h, na rua Itambé, em Santo André
 
Estação Brás (CPTM), 11h às 20h, na rua Domingos Paiva
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário