Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Especialista aponta que o inverno favorece o aparecimento da caspa

Problema da caspa se agrava em quem tem cabelos oleosos
Tempo seco, banhos quentes e longos e uso do secador podem agravar o problema
 
Roupas escuras ficam elegantes no inverno, mas não para quem sofre com a caspa — uma doença que atinge 40% da população e que pode piorar em certas épocas do ano, como no inverno.

A justificativa, segundo a dermatologista do Hospital VITA, de Curitiba (PR), Fabiane Brenner, é simples: banhos quentes e longos, tempo seco e maior utilização do secador ocasionam o ressecamento do couro cabeludo, podendo provocar a descamação.

O problema ainda se agrava em quem tem cabelos oleosos, já que a oleosidade contribui para o desenvolvimento de um tipo de fungo que piora o quadro de caspa. Além disso, a diminuição da frequência das lavagens do cabelo, o que normalmente é optado pelas mulheres no inverno, também pode ser tornar uma grande inimiga de quem sofre da descamação.

— O tempo frio faz com que grande parte das pessoas reduza o número de lavagens, provocando o acúmulo de oleosidade, resíduos e células mortas, colaborando assim para a irritação e proliferação de fungos causadores da caspa — afirma a médica.

Por outro lado, deve-se ter alguns cuidados com a lavagem do cabelo no inverno. Nos dias mais frios, em que ele demora mais para secar, dormir com o cabelo molhado ou associá-lo ao uso de chapéu ou gorro para se proteger do frio, umedece e abafa o couro cabeludo, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Segundo Fabiane, para contornar o problema, deve-se fazer uma secagem completa, com o secador em temperatura morna ou fria e direcionado para os fios — e não para a raiz.  

Tratamento
Embora a consulta com um dermatologista seja a melhor forma de identificar o tipo de doença e o tratamento do couro cabeludo, existem alternativas eficazes que, dependendo do caso e dos fatores envolvidos, podem combater efetivamente a caspa.

Fabiane recomenda, por exemplo, que se aposte em xampus com ativos à base de alcatrão, piritionato de zinco ou sulfato de selênio. Outras dicas também são recomendadas, como

— Após a lavagem com o xampu anticaspa, enxágue bem o cabelo. Isso faz com que sejam retirados todos os resíduos do couro cabeludo, visto que o acúmulo, especialmente do condicionador, é o que irá causar a descamação

— Lave os cabelos pelo menos três vezes por semana, com água morna ou fria - e aproveite a lavagem para massagear a raiz com a ponta dos dedos durante cinco minutos, para ativar a circulação no couro cabeludo. Mas atenção: lavar ou esfregar com as unhas pode estimular a produção de sebo

— Evite prender os cabelos molhados

— Se utilizar condicionador ou leave-in, cuide para aplicá-los apenas do meio às pontas dos fios, evitando a aplicação na raiz
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário