Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ver e cheirar alimentos saudáveis pode ajudar no autocontrole de quem está de dieta, aponta estudo

Cheiro da laranja ajudou participantes da pesquisa a comerem melhor
Contato faria lembrar mais rapidamente do que é saudável
 
Muitas pessoas encontram dificuldade em manter a dieta quando se deparam com a tentação de comer alimentos calóricos. Entretanto, ter contato com comidas saudáveis, como saladas e frutas, pode lembrar as pessoas de suas metas a longo prazo da dieta e ajudá-las e ter mais autocontrole. É o que indicam pesquisas apresentadas esta semana no encontro anual da Society for the Study of Ingestive Behavior (SSIB), que discute temas sobre comportamento alimentar
 
Os pesquisadores da Universidade de Leeds pediram para um grupo de mulheres cheirar laranjas frescas e outro grupo cheirar chocolate, e, depois, escreverem sobre as sensações desencadeadas pelo cheiro dos alimentos. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que estavam fazendo dieta e cheiraram laranjas comeram 60% menos chocolate do que aquelas que cheiraram o doce.
 
Em um segundo estudo, imagens de alimentos saudáveis e de outros objetos aleatórios (como equipamentos de escritório, por exemplo), apareceram brevemente na tela do computador enquanto os participantes, que também estavam seguindo uma dieta, realizavam uma tarefa de distração. Após o teste, as pessoas que foram expostas às fotos de comida saudáveis comeram menos salgadinhos e doces que aquelas que viram os objetos aleatórios.
 
Os efeitos de ver e cheirar alimentos saudáveis para aumentar o autocontrole de quem está fazendo dieta é mais forte, entretanto, quando as pessoas estão com fome. Em outro estudo, os participantes receberam um almoço e, após duas horas, um lanche. Nesse caso, não foram percebidas diferenças entre os que sentiram cheiro de laranja e os que não cheiraram nada antes de comer. Desta forma, o contato com os alimentos saudáveis pode ser mais efetivo quando as pessoas estão com fome e, portanto, mais propensas a exagerar no consumo de alimentos calóricos.
 
Os resultados dos estudos têm implicações nas estratégias para manter a dieta. Uma pesquisa de doutorado realizado pela estudante Nicola Buckland sugere que, quando tentadas por alimentos calóricos, as pessoas levam alguns instantes para se concentrar nas propriedades sensoriais dos alimentos saudáveis, como o cheiro e a imagem de frutas ou saladas. O contato com o cheiro ou a imagem de comidas saudáveis podem ajudar a pessoa a lembrar mais rapidamente do que é saudável e, assim, alimentar-se melhor.
 
Ainda de acordo com Nicola, a presença de alimentos saudáveis em lugares que podem convidar a comer em excesso, como a geladeira, armários da cozinha ou a mesa do trabalho, também pode ajudar quem está de dieta a lembrar que deve regular o seu consumo.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário