Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Usar comida como recompensa pode prejudicar hábitos alimentares das crianças

Usar comida como recompensa pode prejudicar hábitos alimentares das crianças Kylie Walls/Deposit PhotosSegundo especialista, relação disfuncional com os alimentos pode levar, futuramente, à obesidade
 
Deixar com que os filhos comam a sobremesa apenas se terminarem toda a refeição é uma prática comum entre alguns pais. No entanto, essa relação de recompensa envolvendo comida pode prejudicar os hábitos alimentares dessas crianças no futuro.
 
— Os pais é que vão determinar como os filhos se relacionam com a comida. Correlações equivocadas podem gerar hábitos ruins — alerta a pediatra Natacha Mascarenhas, especialista em obesidade.
 
A médica admite que a alimentação é uma das grandes preocupações das mães e que diariamente ouve no consultório a frase "meu filho não come". Mas como não se preocupar tanto a ponto de usar a comida como moeda de troca?
 
Natasha explica que, até o primeiro ano de idade, o crescimento ocorre em ritmo acelerado e, após esse período, há uma desaceleração que pode interferir no apetite da criança.
 
— Uma boa forma de avaliar se a alimentação está adequada é acompanhar o gráfico de crescimento, que mostra se o peso e altura da criança estão adequados a idade. Se a criança continuar progredindo na curva, conforme esperado, ela provavelmente está comendo o suficiente para se desenvolver. Mas se ela começar a apresentar uma redução da velocidade de crescimento pode ser que a alimentação não esteja suprindo as suas necessidades — garante a especialista.
 
A médica lembra que a perda de peso ou apetite também pode indicar a existência de alguma doença.
 
O que fazer para não trocar legumes por sobremesas
A psicóloga Adriana Manzano recomenda que os pais expliquem a importância de determinado alimento, associando a sua ingestão a recompensas verdadeiras, tais como crescer forte, ter unhas e cabelos bonitos, pele viçosa ou ficar mais inteligente.
 
— Se a substituição for inevitável, outros presentes podem entrar no lugar da comida, como um livro, uma hora de vídeo game, 15 minutos a mais na cama antes de acordar para ir à escola. Isso pode até se tornar uma grande brincadeira entre pais e filhos — sugere Adriana.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário