O Instituto Alana, entidade de defesa dos direitos da criança, quer impedir o
McDonald's de promover o "Show do Ronald" em escolas públicas do país.
No evento, o personagem infantil da rede de fast food, um palhaço vestido com
as cores vermelha e amarela da marca, visita escolas para falar sobre temas como
ambiente e corpo humano.
Em levantamento feito com base em um calendário publicado no site da empresa,
o Alana identificou 69 shows nos meses de junho e julho em escolas e creches de
dez Estados. "A ação vai contra um compromisso global da empresa de não dirigir
publicidade para menores de seis anos", diz a diretora do Alana, Isabella
Henriques.
Segundo ela, a rede também se comprometeu a não fazer ações de marketing em
escolas. Mas deixou em aberto a opção de realizar ações de caráter meramente
educativo, desde que solicitada. No site, a empresa convida as escolas a
solicitarem o show. "A escola deveria ser um espaço livre desse tipo de ação
comercial", diz Henriques.
O Alana pretende enviar hoje ao McDonald's uma notificação pedindo para que a
empresa pare de fazer o show. "Se em dez dias não pararem, vamos levar o caso
para o Ministério Público."
O McDonald's disse que vai aguardar a notificação para se pronunciar.
Folhaonline
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