Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Como conquistar um sorriso branquinho

Clareamentos dentais feitos no consultório do dentista ou em casa e truques de maquiagem ajudam a ter o sorriso ideal - saudável e branquinho
 
Pouco adianta ter cabelos sedosos, pele impecável ou um delineador bem-aplicado se o sorriso não estiver em dia. Dentes amarelados podem derrubar um look todo na primeira gargalhada. 
 
O bom é que, atualmente, deixar o sorriso branquinho não é difícil. Existem opções para clarear no consultório do dentista, em casa, e até maquiagens que fazem os dentes parecerem mais brancos.
 
Conversamos com William Frossard, professor e coordenador da pós-graduação em prótese dentária clínica da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), com o cirurgião-dentista Henrique da Cruz Pereira e com a maquiadora sênior da M.A.C Fabiana Gomes para responder as principais dúvidas quando o assunto é clareamento dental.
 
Por que os dentes escurecem?
 Os dentes escurecem porque a camada de esmalte, protetora natural, vai se desgastando com o tempo, e não é renovada. Com isso a dentina, que fica abaixo do esmalte, e que é mais escura, fica exposta. Além disso, alguns medicamentos, como o antibiótico tetraciclina, também causam escurecimento dos dentes.
 
Vinho, café e outras comidas e bebidas escurecem os dentes?
Sim, mas é um escurecimento superficial, que pode ser removido com polimento em consultório ou com cremes dentais branqueadores, sem necessidade de clareamento.
 
O que é melhor: clareamento a laser ou com gel?
Ambos os métodos são eficientes. Não é o laser que clareia os dentes, mas sim o produto que é aplicado. Alguns produtos são ativados mais rapidamente com luz, e por isso o laser é usado, mas o responsável pelo clareamento é o gel, que pode ser usado em casa, com a ajuda de uma moldeira feita sob medida.
 
Clarear os dentes dói?
O clareamento pode causar sensibilidade nos dentes durante o tratamento. Para evitar, pode ser usado creme dental especial para dentes sensíveis, antes mesmo de começar o tratamento. Além disso, não exagerar na quantidade de gel usado na moldeira ajuda a evitar a dor.
 
Quanto tempo dura a nova cor dos dentes?
Fazendo a manutenção devidamente, com escovação dos dentes correta e frequente, o resultado pode durar de dois a cinco anos. Mas o resultado varia de pessoa para pessoa.
 
As fitas clareadoras vendidas na farmácia funcionam?
Funcionam, pois têm o mesmo ativo usado no clareamento no consultório. A diferença é que as fitas só cobrem os dentes da frente, portanto não clareiam toda a arcada dentária.
 
Creme dental branqueador funciona?
O creme dental não é capaz de clarear os dentes profundamente, mas ajuda a eliminar manchas superficiais, como as causadas por alimentos ou bebidas escuras - beterraba, molho de tomate, chocolate, café, vinho, refrigerantes. Porém, em geral estes cremes dentais são mais abrasivos que os comuns, portanto é importante usar com moderação.
 
Como disfarçar os dentes amarelados enquanto não termina o clareamento?
Vale prestar atenção nas cores. O azul e o lilás são cores complementares do amarelo, então neutralizam esta cor nos dentes. Batons com pigmentos azuis, como os vermelhos mais escuros, os fúcsias, as cores mais frias, dão a impressão de dentes mais brancos. É bom evitar os tons alaranjados - mesmo no blush -, pois eles reforçam o amarelo dos dentes.
 
Existem ainda cremes dentais com efeito branqueador ótico. Estes depositam uma espécie de filme azulado sobre os dentes, para diminuir a percepção de dentes amarelados. O efeito é imediato, porém temporário.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário