Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Refrigerante compromete tanto os dentes quanto crack e cocaína

Refrigerante compromete tanto os dentes quanto crack e cocaína André Feltes/Agencia RBS
Foto: André Feltes / Agencia RBS
Acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do fosfórico
Estudo aponta que consumir a bebida em excesso danifica, descolore e desgasta os dentes
 
Estudo publicado no jornal General Dentistry, pelo professor Mohamed Bassiouny, da Temple University, na Filadélfia (EUA), afirma que o refrigerante — com ou sem açúcar — consumido em excesso é tão prejudicial para os dentes quanto a metanfetamina, cocaína ou crack.

Para o especialista, mesmo quem opta pelo refrigerante diet tem alto risco de comprometer os dentes se negligenciar os cuidados com a higiene. Pacientes acompanhados durante os estudos comprovaram que o hábito de estar sempre com uma latinha de refrigerante na mão, consumindo a bebida, muitas vezes, como se fosse água, fez com que seus dentes ficassem danificados, descoloridos e desgastados — tão comprometidos quanto os dentes de usuários de metanfetamina e crack.

A explicação do estudioso é que todos são extremamente ácidos e, por isso, causam problemas similares. Ele explica, por exemplo, que a acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Se o consumidor não manter, assim, uma higiene bucal correta e regular, a constante exposição a acidez poderá causar erosão dental.

— No caso dessas drogas ilegais, elas reduzem a quantidade de saliva na boca, aumentando o efeito da acidez. Além disso, os usuários não costumam dar a devida importância à escovação e ao uso do fio dental — alerta Bassiouny.

Dicas de como cuidar dos dentes
Na opinião da doutora Sandra Kalil Bussadori, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), se a pessoa consumir refrigerante em grandes volumes e descuidar da escovação dos dentes, certamente apresentará mais problemas bucais, como cáries, manchas e gengivite — que, se não tratados logo no início, podem levar à perda dos dentes.

A especialista aconselha que os pais deveriam adiar o máximo possível oferecer refrigerantes para seus filhos pequenos, estimulando-os a ingerir mais água antes e após as refeições. Para quem já está habituado a comer um lanchinho acompanhado de um copo de refrigerante, entretanto, a dica da médica é enxaguar bem a boca antes mesmo de sair da lanchonete.

Vale ressaltar que a escovação, apesar de imprescindível, não pode ser realizada imediatamente após a ingestão de alimentos ácidos, pois assim haverá ação ácida associada à ação mecânica. O ideal é fazer sempre um bochecho com água e aguardar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes.

Já para os mais velhos, além da diminuição espontânea do consumo de refrigerante, a cirurgiã-dentista chama atenção para os riscos, também, dos energéticos e bebidas esportivas. Segundo ela, os níveis de pH dessas bebidas também costumam acelerar a erosão dos dentes, favorecendo um aumento na incidência de cáries.

— A erosão dental é a perda agressiva de tecido duro da superfície dos dentes. Ela pode desencadear dor e sensibilidade exagerada, além das manchas que comprometem a aparência do paciente. A restauração do esmalte e da dentina exige muito do profissional e do paciente, que terá de investir bastante tempo e recursos na recuperação do sorriso — explica a especialista.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário