Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Hospital das Clínicas (SP) fará transplante de múltiplos órgãos

É a primeira instituição pública a realizar a cirurgia no País, só realizado antes pelo Albert Einstein em 2012; preparação já custou R$ 2,4 milhões
 
O primeiro transplante multivisceral feito por uma instituição pública brasileira deve ocorrer em breve, revelou esta semana o diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque. Em entrevista ao portal G1, o médico disse a preparação para a cirurgia já dura dois anos, com o treinamento no exterior de 20 profissionais ao custo de R$ 2,4 milhões.
 
A cirurgia, considerada a mais complexa do sistema digestivo, consiste da substituição de vários órgãos em uma mesma sessão: estômago, duodeno, intestino, pâncreas e fígado. Quatro pacientes aguardam pelo procedimento, sendo que um deles, em estado mais grave, deve ser operado em três ou quatro semanas.
 
O HC não é a primeira instituição a realizar o procedimento no País: em 2012 o Hospital Israelita Albert Einstein fez a operação também em parceria com o Ministério da Saúde. Especialistas esperam que uma portaria em preparação pela pasta regulamente esse tipo de transplante no País, e os procedimentos nas duas instituições devem colaborar na formulação dos protocolos.
 
Em nota, o Ministério da Saúde confirma que estão em avaliação a inclusão do procedimento multivisceral em três hospitais de São Paulo: Albert Einstein, Beneficência Portuguesa e Hospital das Clínicas.
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário