Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Técnica com ouro interrompe coagulação com menos riscos


Chris Gash/The New York Times
Usando nanopartículas de ouro, pesquisadores conseguiram controlar, em
tubos de ensaio, o sistema de coagulação sanguínea
Com o uso do laser, novo método que usa ouro permite que o processo de coagulação seja interrompido e depois reiniciado, podendo melhorar procedimentos cirúrgicos
 
Usando partículas infinitesimais de ouro, pesquisadores descobriram um modo de parar o processo de coagulação sanguínea e depois reiniciá-lo.
 
A técnica pode melhorar em grande medida os procedimentos cirúrgicos, afirmou Kimberly Hamad-Schifferli, bioengenheira do Laboratório Lincoln do MIT, que esteve envolvida com a pesquisa. A pesquisadora e seus colegas relatam as descobertas no periódico PLoS One .
 
Atualmente, os cirurgiões usam anticoagulantes, como a heparina, para evitar a formação de coágulo  durante a cirurgia. Esses anticoagulantes são eficazes na prevenção de coágulos, mas demoram a sair da corrente sanguínea.
           
"Essa mudança reversível é importante", afirmou Hamad-Schifferli. "Durante a cirurgia, é necessário suspender a coagulação temporariamente e, quando a cirurgia termina, é preciso restaurá-la."
 
A pesquisadora e sua equipe misturaram em tubos de ensaio cadeias de DNA presas a nanopartículas de ouro dez mil vezes mais fino que um fio de cabelo e sangue humano.
 
"Quando o ouro é assim pequeno", afirmou Hamad-Schifferli, "é possível estimulá-lo usando luz infravermelha".
 
Assim, os cientistas usaram feixes de laser infravermelho para liberar as cadeias de DNA que evitam a coagulação e, em seguida, para liberar as cadeias que restituem a coagulação.
 
Esses lasers podem ser incorporados aos instrumentos que os cirurgiões já utilizam, afirmou Hamad-Schifferli. Entretanto, "isso vai demorar algum tempo. O próximo passo será testá-lo em animais". 
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário