Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Composto consegue normalizar crescimento do cerebelo em ratos com Down

Sindrome de Down ocorre em pessoas que têm três, ao invés das duas cópias normais do cromossomo 21
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Síndrome de Down ocorre em pessoas que têm três, ao invés das
 duas cópias normais do cromossomo 21
O tratamento de dose única conseguiu, ainda, evitar sintomas da doença como dificuldade de aprendizagem e memória
 
Pesquisadores da Johns Hopkins e do National Institutes of Health identificaram um composto que reforça significativamente o aprendizado e a memória em camundongos com condições similares à síndrome de Down.

O tratamento com dose única do composto "Sonic Hedgehog Pathway Agonist (SAG)" permitiu que o cerebelo do cérebro dos roedores tivesse um crescimento normal. "A maioria das pessoas com síndrome de Down têm um cerebelo com tamanho 60% inferior ao normal. Tratamos a síndrome de Down em ratos com um composto que acreditávamos poder normalizar o crescimento do cerebelo, e funcionou perfeitamente. Tivemos ainda efeitos não esperados como aumento da capacidade de aprendizagem e memória, condições que geralmente são controladas pelo hipocampo, não no cerebelo ".

A síndrome de Down ocorre em pessoas que têm três, ao invés das duas cópias normais do cromossomo 21. Como resultado desta "trissomia", as pessoas com síndrome de Down têm cópias extras de mais de 300 genes, o que leva à deficiência intelectual, características faciais distintas e, às vezes, problemas cardíacos e outros efeitos na saúde.

Nesta experiência, a equipe de Reeves usou ratos geneticamente modificados para terem cópias extras de cerca de metade dos genes encontrados no cromossomo humano 21. Os a animais têm muitas características semelhantes aos de pessoas com Síndrome de Down, incluindo cerebelos relativamente pequenos e dificuldade de aprender e lembrar como navegar através de um espaço familiar.

O composto foi injetado nos ratos apenas uma vez, no dia do nascimento, enquanto seus cerebelos ainda estavam em desenvolvimento. "Nós fomos capazes de normalizar completamente o crescimento do cerebelo até a idade adulta com essa única injeção", disse Reeves.

A equipe testou os ratos tratados contra a síndrome de Down, comparando os resultados ratos com a síndrome não tratados e ratos normais, em uma variedade de formas, e descobriu que os ratos submetidos ao tratamento tiveram resultados tão bons como os normais no teste do labirinto de água.

Os pesquisadores afirmam que são necessárias mais pesquisas para saber como o tratamento funciona. Quanto ao potencial do composto para se tornar um medicamento humano, Reeves afirma que a alteração de uma cadeia biológica importante de eventos como sonic hedgehog provavelmente teria muitos efeitos indesejados em todo o corpo, como o aumento do risco de câncer. "Serão necessários muitos estudos para chegar a uma aplicação segura deste novo composto em humanos," completa o pesquisador.

Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário