Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Administração Hospitalar requer preparo profissional

Carlos Lobbe dirige um hospital no Rio. Ele diz que a especialização é importante. Foto:Divulgação
Foro: Divulgação
Carlos Lobbe dirige um hospital no Rio. Ele diz que a
especialização é importante
O administrador de uma unidade de saúde atua no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho, envolvendo a área de gestão de pessoas e equipamentos
 
Quem está assistindo à novela “Amor à vida” acompanha as aventuras de diversos personagens que se desenrolam num hospital. Entre eles, Felix, o administrador que se atrapalhou, desviou dinheiro e foi afastado. Na prática, não há lugar para tal comportamento. A Administração Hospitalar é uma atividade complexa e requer preparo.
 
O administrador de uma unidade de saúde atua no planejamento, na organização e no gerenciamento dos processos de trabalho, envolvendo a área  de gestão de pessoas, a de materiais e a de equipamentos. Em suma, tudo o que acontece no hospital passa por seu conhecimento. É ele também quem organiza e controla compras e custos, áreas de apoio e logística hospitalar, bem como acompanha e supervisiona contratos.
 
O campo de trabalho não se resume aos hospitais. Tania Furtado, coordenadora acadêmica do MBA em Executivo em Saúde da Fundação Getúlio Vargas (FGV), diz que o curso dá suporte para o executivo modelar sistemas de inovação de gerenciamento não só de hospitais, mas também de clínicas de saúde, UPAs, órgãos governamentais e empresas, planos de saúde e laboratórios, entre outros.
 
“Hoje não há mais lugar para uma gestão que não seja profissional. Até anos atrás, a administração de um complexo hospitalar era passada como herança em uma família. No presente, isso é pouco comum”, afirma a coordenadora.

Segundo Tania, seja na posição de comando do hospital ou na chefia financeira, as direções exigem gestores profissionais. A chefia clínica deve ser sempre exercida por um médico, mas também com conhecimentos de executivo em saúde.
 
Carlos Lobbe, médico e diretor-geral do Hospital São Lucas, em  Copacabana, afirma que administrar um hospital é buscar, em todas as esferas, o que é  melhor e mais seguro para o paciente.
 
“É preciso colocar à disposição dele os vários recursos da instituição, mas tais recursos têm custos e cabe ao gestor gerenciar para que os gastos com o tratamento sejam inferiores à receita da instituição, garantindo sua sustentabilidade”, explica.
 
É nessa hora que o curso de especialização ou um MBA de Administração de Hospitais pode contribuir na tomada de decisões. Lobbe acha que a formação específica na área é importante. “Um MBA voltado para a área de saúde é ótimo porque se tem acesso aos conteúdos da área somados à matéria de um MBA de negócios normal. Pude aplicar o que aprendi no dia a dia do hospital”, completa o médico.
 
"Hoje não há mais lugar para uma gestão hospitalar que não seja profissional”.
 
O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário