Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Câncer de pâncreas pode ser detectado por exame simples da saliva

Pesquisa encontrou o caminho que o organismo usa para refletir na boca biomarcadores produzidos em várias partes do corpo
 
O câncer de pâncreas é uma das formas mais mortais de câncer. A maioria das pessoas com a doença morrem no primeiro ano de diagnóstico, e apenas 6% sobrevivem num período de cinco anos.

A doença é diagnosticada através de uma biópsia invasiva e complicada. Mas descoberta realizada por pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade da Califórnia (UCLA) pode ser um passo importante para a criação de uma ferramenta não invasiva que permitiria a detecção precoce deste tipo de câncer através de um teste de avaliação de riscos simples, usando saliva.

Em estudo realizado com ratos pesquisadores conseguiram confirmar a existência de biomarcadores de câncer de pâncreas na saliva. A equipe foi liderada pelo professor David Wong.

O objetivo do estudo atual foi entender como biomarcadores produzidos em outras partes do corpo podem ser detectados na boca. De acordo com os pesquisadores, moléculas de RNA, que traduzem código genético do DNA para produzir proteínas, são secretadas em espaços extracelulares, agindo como um sistema de informação. A descoberta representa um modelo inovador na sinalização intercelular.

Com este entendimento, a equipe de pesquisa de Wong foi capaz de demonstrar que as moléculas de RNA extracelulares derivadas de tumor são transportadas através organelos chamadas vesículas exosome que se originam na fonte do tumor e aparecem como biomarcadores na saliva. Para provar isso, os pesquisadores examinaram modelos de ratos com câncer pancreático, cuja saliva mostrava evidências de biomarcadores para o câncer de pâncreas. Quando eles inibiram a produção de exosomes na origem do tumor os marcadores simplesmente desapareceram da saliva dos animais.

A descoberta suporta a alegação de que exosomes derivados de tumor proporcionam um mecanismo para o desenvolvimento de biomarcadores específicos para a doença na saliva."Este trabalho é importante porque dá credibilidade ao mecanismo de detecção de doenças sistêmicas na saliva", disse Wong. "Agora somos capazes de comprovar a conexão biológica entre doenças sistêmicas e da cavidade oral."

 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário