Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Saiba qual é a importância de estabelecer uma rotina desde a infância

Saiba qual é a importância de estabelecer uma rotina desde a infância Patrick Rodrigues/Ver Descrição
Foto: Patrick Rodrigues
Ter prazos e horários estabelecidos traz tranquilidade e confiança
Psicóloga explica os principais benefícios da rotina no desenvolvimento das crianças
 
A rotina é um dos aspectos principais para o desenvolvimento da autonomia da criança, já que torna-os mais seguros de si e propicia um espaço saudável para o crescimento de uma sólida autoestima.

Segundo a psicóloga Mariana Gomes Ferreira, ter prazos e horários estabelecidos traz tranquilidade e confiança para os pequenos, fazendo com que eles não se sintam tão ansiosos.

— Ter uma rotina pré-estabelecida também os ajuda a aprender a dividir melhor o seu tempo e desenvolver um maior senso de organização — afirma.

A psicóloga acrescenta, ainda, que é mais provável que uma criança organizada externamente consiga se organizar também internamente. Além disso, quanto menos idade a criança tiver, mais importantes são os rituais rotineiros.

— É importante, inclusive, que ela possa ter autonomia para escolher o que quer fazer, eventualmente, dentro da própria rotina. A medida que ela vai amadurecendo, deve ser concedida cada vez mais autonomia — acrescenta.

Quando a rotina pode ser quebrada
Mariana alerta, entretanto, que nenhum extremo faz bem. Sendo assim, é até mesmo saudável que haja quebras na rotina, mas sem deixar que a criança saiba o real motivo pelo qual está fazendo algo diferente do habitual.

Segundo a psicóloga, poder ser flexível é essencial para a construção da tolerância e da frustração.

Para que isso aconteça da melhor forma possível, é necessário muita comunicação. É importante, assim, que a criança entenda o quê mudou e por qual motivo.

— A importância básica da rotina é gerar segurança e previsibilidade para a criança. Por isso, deve ser uma referência, e não uma regra imutável.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário